Se você deseja empreender, tem afinidade com o mundo da moda e da confecção, montar uma loja on-line de roupas pode ser o ideal! Dessa maneira, é imprescindível saber como vender roupas pela internet, e entender se esse é um negócio que realmente vale a pena.
Com a praticidade oferecida pelas novas tecnologias, uma loja on-line tem uma capacidade gigantesca de gerar uma renda incrível! Dessa forma, utilizando os meios digitais como ferramentas aliadas, vender roupas on-line pode ser um negócio de sucesso. Assim, confira agora um guia completo sobre como vender roupas pela internet. Aprenda tudo o que é necessário para montar um empreendimento rentável, e se tornar referência no mercado.
Quais as vantagens de vender roupas pela internet?
A praticidade de ter tudo ao alcance das mãos mudou a maneira com que as pessoas se relacionam e também como elas procuram e realizam suas compras. Assim sendo, nos dias de hoje, com um simples toque na tela do celular já é possível realizar uma compra.
Além da praticidade para os consumidores, o e-commerce (termo utilizado para definir esse estilo de vendas) também oferece muitos benefícios para quem deseja oferecer seus produtos on-line. Por isso, podemos elencar algumas vantagens de vender roupas online:
1- Investimento inicial baixo
Em um ambiente digital, o empreendedor não precisa investir no aluguel e nas demais burocracias que envolvem uma loja física, por exemplo. Isso, além do aluguel, também inclui não se preocupar com conta de luz extra, água, IPTU, outros impostos, custos de manutenção, entre outros.
Por isso, para empreendedores que estão começando na carreira, uma loja virtual pode ser a melhor opção. A burocracia é muito menor e tudo pode ser feito da sua própria casa, basta ter acesso a internet!
2- Alcance de clientes gigante
Na internet, é possível atrair muitas pessoas de diversas regiões diferentes. Qualquer pessoa com acesso a internet pode conhecer os seus produtos ou serviços ao visitar o seu site! Em uma loja física, pelo contrário, existe um limite geográfico e físico que impede uma circulação muito alta de pessoas.
Ainda que a loja física trabalhe com envios e fretes, as oportunidades que uma loja virtual oferece são muito maiores. Em um comércio on-line, por exemplo, a loja fica aberta 24 horas, não tem ocupação máxima ou demais restrições desse tipo.
3- Experiência diferenciada para o consumidor
Em uma loja on-line, o consumidor consegue ter um acesso muito mais fácil e rápido àquilo que lhe interessa. Dessa forma, através de uma filtragem, ele consegue chegar até o produto que deseja muito mais rápido.
Da mesma maneira, o cliente pode consultar diversos produtos com agilidade e rapidez. Isso já é mais um passo à frente em relação às lojas físicas, que enfrentam limitações nesse sentido.
Afinal, vender roupas online vale a pena?
Assim como qualquer outro empreendimento, vender roupas pela internet pode apresentar alguns aspectos negativos. Sendo assim, é interessante estar ciente das dificuldades que possivelmente serão enfrentadas para estar melhor preparado e ser capaz de calcular essas desvantagens em relação aos benefícios que já foram apresentados aqui.
Por exemplo, da mesma maneira que a demanda de clientes é maior na internet, a oferta também é! Isso significa que a concorrência é proporcionalmente muito grande, e se destacar em meio a tantas pessoas pode ser um desafio. Nesse caso, investir em marketing digital é essencial, e esse é um investimento que deve ser levado em consideração no planejamento financeiro, pois ele é um dos quesitos mais importantes!
Consolidar uma imagem na internet também dá muito trabalho, e pode levar um certo tempo. Mais uma vez o trabalho do marketing digital e a divulgação se faz muito importante.
De qualquer forma, um empreendimento on-line também oferece riscos, e é interessante calculá-los e compará-los com outras opções. Ainda assim, suas vantagens superam as desvantagens, e um comércio on-line de roupas pode ser um verdadeiro sucesso!
Como vender roupas pela internet?
Se você deseja montar um negócio on-line comercializando roupas, existem algumas questões que necessitam de planejamento! Dessa forma, você já inicia no mercado estando bem preparado. Assim como em uma loja física, você vai precisar de um capital inicial para começar o seu negócio. Dessa forma, você precisa fazer um investimento inicial em produtos, para construir um estoque.
Além disso, é essencial incluir no planejamento financeiro os custos com publicidade. Uma loja on-line, em especial as que estão começando, precisam da ajuda do marketing para se tornarem conhecidas e serem vistas pelos potenciais clientes.
Em adição, pesquisar bem e escolher os fornecedores é fundamental, afinal, essa é uma parceria sem a qual a sua loja virtual de roupas não irá sobreviver! Sendo assim, é importante dar uma atenção diferenciada a esse quesito.
Um bom fornecedor é aquele que tem um preço justo, mas é claro, que também oferece produtos de qualidade. Lembre-se que é do fornecedor que vão surgir os produtos que você vai comercializar, portanto, a boa reputação dele se relaciona estritamente com o sucesso da sua loja virtual.
No final das contas, o que faz um cliente voltar a comprar, além do bom atendimento, é a qualidade do produto! Por isso, é interessante pesquisar as suas opções e analisar os detalhes dessa parceria.
Criação da loja
Um dos passos mais importantes na criação de uma loja virtual é a escolha da plataforma digital onde a loja vai existir. Aqui, as opções também são diversas. Você pode optar por um site próprio, onde vai precisar registrar um domínio, ou escolher marketplaces, que são plataformas de e-commerce já existentes.
Um marketplace nada mais é do que um site onde diversos fornecedores vendem no mesmo lugar. É como se fosse um shopping, mas em um ambiente virtual. Já em um e-commerce próprio, apenas os seus produtos estarão à mostra e à venda. Se você optar por um site próprio, esse é o momento de registrar o seu domínio, ou seja, criar o seu site com o nome registrado. Se a sua loja for fazer parte de um marketplace, é o momento de criar a sua loja dentro do sistema escolhido.
Depois de já estar com a plataforma pronta, chega o momento de colocar os seus produtos à mostra, no processo de cadastro de produtos e iniciar as vendas!