Os veículos elétricos estão, cada vez mais, ganhando o seu espaço entre os motoristas. Um grande indício deste novo cenário é a disparada nas vendas de veículos elétricos e automóveis híbridos na Europa em 2020. No primeiro caso, o volume dobrou no ano passado, enquanto as vendas dos híbridos triplicou no mesmo período. Lembrando que sofremos bastante com a pandemia da Covid-19 em 2020, que afetou todo o mundo e derrubou as vendas de automóveis no geral no mercado europeu.
Em resumo, os carros elétricos proporcionam muitas vantagens, especialmente durante o seu abastecimento. E isso parece estar influenciando a decisão de muita gente na hora de comprar um carro. No ano passado, 538.772 carros elétricos foram vendidos na Europa, principalmente nos seguintes países: Alemanha, França e Holanda. Ao mesmo tempo, houve a comercialização de 507.059 modelos híbridos plug-in.
Vale ressaltar que as vendas de veículos no mercado europeu despencaram 25% em 2020. E, pela primeira vez na história, os veículos híbridos e os elétricos alcançaram números mais expressivos de vendas do que os modelos a diesel na Europa. Isso aconteceu no último trimestre do ano passado, e indica um novo panorama que pode ficar consolidado em 2021. A saber, houve mais de 900.000 unidades vendidas nos últimos três meses do ano de veículos híbridos e carros elétricos.
“Após o efeito sem precedentes da Covid-19 na venda de veículos, as medidas adotadas pelos governos para estimular a demanda foram direcionadas sobretudo para os veículos de energias alternativas”, destaca a Associação de Montadoras Europeias de Automóveis (ACEA), responsável por esse levantamento.
Veja mais detalhes das vendas
Subsídios de bilhões de euros concedidos pelos governos da Europa impulsionaram as vendas de carros elétricos e veículos híbridos. A saber, muita gente precisou comprar carros novos e ecológicos depois que diversas cidades, como Roma, Paris e Bruxelas, decidiram proibir o acesso a seus centros por meio de veículos mais poluentes. Assim, diversas montadoras começaram a produzir novos modelos que respeitassem as normas europeias.
Por fim, em 2020, os modelos a gasolina responderam por 47% das ventas de carros utilitários na Europa. Em seguida, vieram: automóveis a diesel (28%), híbridos (11,9%), elétricos e híbridos plug-in (10,5%) e outras energias (2,1%).
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