O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9% em outubro desde ano, na comparação com setembro. Com o resultado, o varejo emenda a sexta alta seguida, que teve início em maio. Nos dois meses anteriores (março e abril), o setor sofreu bastante com a pandemia da Covid-19. Assim, com o avanço, o varejo bateu recorde de vendas em outubro. Aliás, no acumulado de 2020, o setor também cresceu 0,9%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou as informações nesta quinta-feira, dia 10.
De acordo com o instituto, a média móvel trimestral, encerrada em outubro, registrou alta de 1,4% em relação ao trimestre móvel anterior. Já em relação ao mesmo período de 2019, sem ajuste sazonal, o crescimento foi bem superior, de 8,3%. Da mesma forma, no acumulado dos últimos 12 meses, o varejo cresceu 1,3%.
Veja mais detalhes das vendas em 2020
Em resumo, o crescimento do varejo ampliado foi ainda mais intenso em outubro, chegando a 2,1% em relação a setembro. A saber, esta modalidade pesquisada inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção. Esta também é a sexta alta seguida do segmento. A média móvel trimestral cresceu 2,4%, o que sinaliza uma desaceleração no ritmo de vendas, segundo o IBGE.
Apesar disso, as vendas do segmento ficaram 6,0% acima do registrado em outubro de 2019. No entanto, o acumulado em 2020 ainda apresenta retração de 2,6%. Já nos últimos 12 meses, a queda é um pouco menor, de 1,4%.
“O volume de vendas no varejo, em outubro de 2020, mantém a trajetória de crescimento iniciada em maio de 2020, após dois meses de queda por conta da pandemia de Covid-19. Na série livre de influências sazonais, o comércio varejista voltou a demonstrar aumento no ritmo de vendas na passagem de setembro para outubro”, diz o relatório do IBGE.
LEIA MAIS
Modalidade de guarda compartilhada cresce de 7,5% para 26,8% em seis anos