O volume de vendas no varejo brasileiro cresceu 0,8% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. A saber, os dados fazem parte da série com ajuste sazonal. Com o acréscimo desse resultado, o varejo passou a acumular expansão de 1,3% nos últimos 12 meses.
Por outro lado, as vendas do varejo ampliado caíram 0,3% no primeiro mês de 2022, na base mensal. No acumulado dos últimos 12 meses, o segmento registra um forte avanço de 4,6%. Em resumo, a modalidade inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção.
Em médias móveis trimestrais, as vendas do varejo caíram 0,2%. Já o varejo ampliado registrou um avanço de 0,2% no período. Na base anual, as vendas do varejo brasileiro caíram 1,9%, enquanto as do varejo ampliado recuaram 1,5%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (10).
Cinco das oito atividades pesquisadas caem em janeiro
De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades pesquisadas caíram no mês: tecidos, vestuário e calçados (-3,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%), móveis e eletrodomésticos (-0,6%), combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).
Por outro lado, três atividades registraram crescimento em suas vendas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,3%).
A saber, estas oito atividades fazem parte do varejo brasileiro. E estes resultados resultaram na leve alta das vendas do setor em janeiro.
Contudo, o varejo ampliado também pesquisa outros dois segmentos, além destes. E eles registraram as seguintes variações em janeiro: veículos, motos, partes e peças (-1,9%) e material de construção (-0,3%). Com isso, o varejo ampliado fechou o mês em queda, na base mensal.