As vendas do Natal cresceram 11,1% neste ano em relação a 2020. Pelo menos é o que aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A saber, a empresa de meios de pagamentos divulgou os dados nesta segunda-feira (27) e revelou os principais fatores que impulsionaram o resultado em 2021.
De acordo com o indicador, as vendas do varejo online impulsionaram o resultado geral. Em resumo, o segmento registrou uma disparada de 38,6% na comparação com o ano passado. Por sua vez, as lojas físicas tiveram um crescimento bem mais tímido, de 8,8%.
Como as vendas físicas exercem um impacto maior do que o e-commerce no resultado geral, o crescimento das vendas no Natal ficou mais perto do desempenho deste segmento. Aliás, o período apurado pela Cielo compreende entre 19 e 25 de dezembro.
Veja mais detalhes do levantamento
Segundo o diretor de inteligência da Cielo, Pedro Lippi, o varejo on-line se destacou neste ano devido a segmentos específicos. Com a redução das restrições por causa da pandemia da Covid-19, o e-commerce acabou impulsionado “principalmente pelas vendas do setor de Turismo e Transporte. Sem esse setor, o e-commerce teria um crescimento de 23,2%”, disse Lippi.
Vale destacar que estes dados se referem a cerca de 1,3 milhão de varejistas do Brasil que são credenciados pela Cielo. A saber, estes varejistas estão distribuídos em 18 setores. E o ICVA apura os dados de compras e pagamentos realizados no período, divulgando o resultado das vendas na data comemorativa.
Por fim, esse levantamento sucede a divulgação dos números sobre o desempenho do varejo na Black Friday. Em suma, o ICVA revelou que as vendas do comércio varejista cresceram 6,9% em 2021 na comparação com o ano anterior. Contudo, o resultado ficou 3,8% menor que o registrado em 2019, quando não havia pandemia.
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