O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,2% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2020. Essa variação negativa foi bem menos intensa que a registrada no último mês do ano passado, quando o setor varejista despencou 6,2%. Já as vendas do varejo ampliado tiveram uma retração ainda mais intensa, de 2,1% em janeiro. A saber, esta modalidade inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção.
Da mesma forma, a média móvel trimestral também caiu no período, tanto em relação ao volume de vendas do varejo (-2,2%), quanto ao varejo ampliado (-1,6%). Aliás, os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou as informações nesta sexta-feira (12).
Ainda segundo o levantamento, o comércio varejista apresentou um recuo tímido de 0,3% em relação a janeiro de 2020. Nessa base comparativa, o setor encerrou janeiro com a primeira taxa negativa após sete meses seguidos de crescimento. Além disso, com o acréscimo do resultado de janeiro, o acumulado das vendas no varejo brasileiro nos últimos 12 meses caíram de 1,2% para 1,0%.
Vendas no varejo ampliado
De acordo com o IBGE, as vendas no varejo ampliado recuaram em janeiro. Mas essa não foi a única retração em janeiro, visto que, no acumulado dos últimos 12 meses, o volume de vendas acumulam queda de 1,9%. Já na comparação com janeiro de 2020, o recuo ficou ainda mais expressivo, de 2,9%.
“Na série com ajuste sazonal, entre os oito setores pesquisados pela Pesquisa Mensal do Comércio para o comércio varejista e os dez do comércio varejista ampliado, o desempenho foi heterogêneo: setores de Tecidos, Vestuário e Calçados, Móveis e eletrodomésticos e Livros, jornais, revistas e papelaria tiveram variações negativas com amplitude próxima de dois dígitos. Por outro lado, atividades como Outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram crescimento, na passagem de dezembro de 2020 para janeiro de 2021”, diz o relatório do IBGE.
Por fim, vale ressaltar que a Pesquisa Mensal de Comércio acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista brasileiro, produzindo indicadores do setor.
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