O volume de vendas no varejo brasileiro caiu 0,1% em dezembro de 2021, na comparação com o mês anterior. A saber, os dados fazem parte da série com ajuste sazonal. Com o acréscimo desse resultado, o varejo encerrou 2021 acumulando alta de 1,4%, em relação a 2020.
Já as vendas do varejo ampliado subiram 0,3% em dezembro, na comparação com novembro. Já no acumulado do ano passado, o segmento teve um avanço bem mais forte, de 4,5%. Em resumo, a modalidade inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção.
Em médias móveis trimestrais, as vendas do varejo cresceram 0,1%. Da mesma forma, o varejo ampliado fechou o quarto trimestre de 2021 em alta de 0,1%.
Além disso, o varejo brasileiro registrou uma queda de 2,19% na comparação com dezembro de 2020, enquanto o varejo ampliado recuou 2,7% nessa mesma base comparativa.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (9).
Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19 em março de 2020. A crise sanitária afetou fortemente diversas atividades econômicas nos primeiros meses, incluindo o setor alimentício.
No entanto, a inflação elevada e a escalada de juros no país reduziram o poder de compra do consumidor, e isso se reflete na queda das vendas no varejo inclusive na base anual.
Quatro das oito atividades pesquisadas sobem em dezembro
De acordo com o IBGE, quatro das oito atividades pesquisadas tiveram alta no mês. Os avanços em dezembro vieram dos seguintes grupos: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%), móveis e eletrodomésticos (0,4%) e tecidos, vestuário e calçados (0,4%).
Por outro lado, três atividades registraram queda em suas vendas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%).
Já o setor de combustíveis e lubrificantes teve uma variação nula no período (0,0%).
A saber, estas oito atividades fazem parte do varejo brasileiro. Contudo, há outros dois segmentos pesquisados no varejo ampliado. E eles registraram as seguintes variações em dezembro: veículos, motos, partes e peças (1,2%) e material de construção (-1,4%).
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