A crise hídrica que o Brasil vem enfrentando está gerando uma situação ainda mais complicada: a crise energética. A saber, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já afirmou que o país não será capaz de gerar energia elétrica suficiente para atender à demanda da população a partir de outubro. Mas a crise não está trazendo apenas preocupações.
De acordo com José Velloso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as vendas do setor de máquinas e equipamentos cresceram com a crise energética. Em entrevista à BBC News Brasil, Velloso citou o aumento da comercialização de geradores de energia eólica e termelétrica.
Isso contribuiu para a disparada de 34% do faturamento do setor no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. No entanto, ele fez ressalvas, afirmando que a base de comparação com os anos anteriores era bastante fraca.
Em resumo, Velloso disse que o desempenho do setor entre 2015 e 2019 foi bastante ruim. Já em 2020, o faturamento das máquinas e equipamentos apresentou uma leve recuperação, mas ainda bem enfraquecida. Por isso, a expectativa para 2021 é que as vendas continuem firme, mas nem tanto como estão atualmente, subindo 20%.
Pandemia ajuda a aumentar as vendas do setor
Segundo o presidente da Abimaq, os principais setores que impulsionam as vendas de máquinas e equipamentos são os do agronegócio, de saneamento básico e de embalagens (papel, plástico, celulose). No último caso, a pandemia da Covid-19 elevou o consumo em casa, muitas vezes através de compras on-line e por aplicativo.
Contudo, Velloso destacou o aumento do preço das matérias-primas, como aço, vidro e plástico. Isso faz a rentabilidade das empresas cair, mas ele afirma que o sentimento continua otimista para este ano.
Velloso ainda falou sobre as tensões políticas no país. “Quando ela (uma empresa) precisa fazer investimento, pensa duas vezes. O nosso setor pode sim ser prejudicado quando você tem más notícias ou alguma instabilidade. Sem investimento, a economia não tem crescimento contínuo, sustentado. Então, a gente entende que o melhor que tem para o país é a pacificação”, afirmou.
Leia Mais: Ibovespa sobe 0,80% em meio a expectativas com o 7 de setembro