As vendas do varejo nacional caíram em 22 das 27 unidades da federação (UFs) em março deste ano, na comparação com o mês anterior. Os destaques do mês ficaram com Ceará (-19,4%), Distrito Federal (18,1%) e Amapá (-10,1%), que lideraram os tombos no volume de vendas.
Em contrapartida, entre os cinco entes federativos que subiram no período, os avanços mais expressivos vieram de: Amazonas (14,9%), Acre (11,2%) e Roraima (4,2%). A saber, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo levantamento, divulgou as informações ontem (7).
Com isso, as vendas do setor varejista encerraram março com queda de 0,6% em relação ao mês anterior, após a alta registrada em fevereiro. Por outro lado, a média móvel trimestral caiu no período (-0,1%), mas cresceu na comparação com março de 2020 (2,4%).
Vale destacar que esses dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Aliás, o levantamento também aponta o desempenho do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção.
Nesse caso, as vendas do segmento também caíram em 22 UFs no mês. Os destaques negativos ficaram com Bahia (-15,2%), Piauí (-13,2%) e Distrito Federal (-12,8%). Por sua vez, das cinco altas registradas, as mais intensas vieram de: Amazonas (15,7%), Roraima (5,3%) e Acre (1,3%).
Vendas crescem na comparação com 2020
De acordo com o IBGE, o comércio varejista nacional teve crescimento de 2,4% em março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Isso aconteceu, porque 19 das 27 UFs avançaram nessa base comparativa.
Em suma, os destaques positivos foram: Rio de Janeiro (7,1%), Minas Gerais (5,5%) e Santa Catarina (7,6%). Seguindo a direção oposta, oito UFs caíram em março. As maiores quedas percentuais vieram de: Distrito Federal (-15,3%), Ceará (-7,6%) e Rio Grande do Sul (-1,5%).
Por fim, o comércio varejista ampliado também avançou em relação ao ano anterior. Dessa vez, 26 das 27 UFs tiveram crescimento em seu volume de vendas, o que fez o resultado de março superar em 10,1% as vendas em março de 2020.
Os destaques positivos do país nessa modalidade foram: Santa Catarina (25,8%), São Paulo (2,9%) e Minas Gerais (9,6%). Já a única variação negativa do mês, que não conseguiu puxar o resultado nacional para baixo, veio de Tocantins (-1,4%).
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