As vendas na semana de 2 a 8 de maio deste ano cresceram 6,9% em relação ao mesmo período de 2021. A saber, os dias se referem à semana comemorativa do Dia das Mães. Aliás, os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães.
De acordo com a pesquisa, o crescimento anual foi o mais expressivo desde 2012, quando o indicador teve uma alta de 7,3%. O levantamento ocorre desde 2003 e, nesse período, houve apenas quatro avanços mais fortes que o de 2022. A propósito, o crescimento mais robusto foi registrado em 2011 (12,4%).
Melhora no quadro da pandemia impulsiona vendas
A Serasa Experian destacou a melhora dos dados da pandemia da Covid-19 como principal fator para impulsionar as vendas em 2022. No ano passado, o país havia acabado de sair do pior momento da crise sanitária, cujo número de mortes havia sido batido em abril. Em contrapartida, os números neste ano caem há meses.
“Com a flexibilização das medidas de restrição impostas pela pandemia e o avanço da vacinação, as pessoas tiveram a oportunidade de normalizar as comemorações, o que pode ter otimizado as vendas do comércio físico durante o período”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na comparação apenas entre o final de semana do Dia das Mães, as vendas em 2022 cresceram ainda mais. Em resumo, o volume de vendas saltou 7,9% entre 07 a 09 de maio de 2021 e 06 a 08 de maio deste ano.
Inflação limita números
Embora os números tenham crescido na comparação com 2021, os dados não cresceram mais devido à inflação no país. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), a inflação do Dia das Mães chegou a 9,07% nos últimos 12 meses. A saber, esta foi a taxa mais elevada desde 2003, ou seja, em 19 anos.
Como a renda do brasileiro só fez cair nos últimos tempos, muita gente deixou de comprar presentes no Dia das Mães. Com a inflação elevada, a situação ficou ainda mais difícil. Seja como for, os números deste ano ainda serão divulgados.
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