O Carrefour Brasil registrou um resultado expressivo no terceiro trimestre. A saber, as vendas da companhia cresceram 7,7% no período, totalizando R$ 20,8 bilhões. Os dados foram divulgados pela empresa na última terça-feira (19).
Em resumo, a rede de atacarejo Atacadão figurou como a principal responsável pelo aumento das vendas no trimestre, com um forte aumento de 14% das vendas.
Por outro lado, as vendas nas operações de varejo caíram 8% na comparação com o mesmo trimestre de 2020. Essas operações incluem hipermercados, supermercados e lojas Express (menores). Nesse segmento, as vendas totalizaram R$ 5,3 bilhões no período.
O Carrefour Brasil destaca que todas as operações vêm avançando nos últimos dois anos. Mais uma vez, a companhia destaca a bandeira Atacadão, que registrou um crescimento recorde de 50% no terceiro trimestre de 2019. Já no mesmo período de 2021, as vendas brutas do grupo superaram em 37% os números de 2019. Inclusive, ao observar apenas as vendas do varejo, o resultado deste ano ficou 9% maior que o de 2019.
“Esse desempenho é ainda mais relevante considerando que se deu sobre a mais forte base de comparação de 2020, quando as vendas brutas cresceram 27,3% no terceiro trimestre de 2020 na base anual (29,9% sem gasolina)”, disse o Carrefour, em nota.
“Continuamos em um ambiente extremamente volátil e com deterioração do poder de compra dos consumidores: a inflação alimentar dos últimos 12 meses continuou persistentemente elevada em 14,7% em setembro, de acordo com os dados do IBGE”, acrescentou a empresa.
Braço financeiro do Carrefour também cresce no trimestre
Além disso, o faturamento total do braço financeiro do Carrefour disparou 26% no trimestre, para R$ 12,3 bilhões. A saber, o expressivo avanço de 41,6% do faturamento no cartão de crédito Atacadão impulsionou esse resultado. Aliás, a carteira de crédito da empresa cresceu 16,6% no comparativo anual.
Em contrapartida, as iniciativas digitais caíram 20% em relação ao terceiro trimestre de 2020, para R$ 733 milhões. Em suma, a forte queda de 40% nas vendas do segmento não alimentar derrubaram as iniciativas digitais no período. Isso aconteceu, principalmente, por causa da forte base comparativa de 2020.
De acordo com o Carrefour, a operação cresceu 52% na comparação com 2019. O forte avanço ocorreu por causa da entrada das vendas on-line do Atacadão. Inclusive, nos últimos dois anos, o Carrefour destaca que as vendas on-line de alimentos saltaram 401% nos últimos dois anos.
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