A Petrobras encerrou 2021 com resultados positivos. Isso porque as vendas de derivados da estatal cresceram 8,5% em relação a 2020. A saber, as vendas ficaram em 1,8 milhão de barris por dia (barris/dia) no ano passado, contra 1,66 milhão de barris/dia no ano anterior.
De acordo com a Petrobras, as vendas de gasolina, diesel e querosene de aviação (QAV) cresceram na comparação com 2020. Aliás, todos estes derivados tiveram crescimento expressivo devido à base comparativa fraca por causa da pandemia da Covid-19, que afetou a estatal em 2020.
A Petrobras também destacou que houve menor importação de gasolina e diesel por seus concorrentes em 2021. Dessa forma, a companhia conseguiu expandir a sua participação de mercado, o que refletiu no crescimento das vendas dos seus derivados.
Veja mais detalhes das vendas do derivados da Petrobras
Por falar nisso, a comercialização de gasolina totalizou 409 mil barris/dia no ano passado. Isso representa um aumento de 19,1% em relação a 2020. Inclusive, vale destacar que a gasolina acabou ganhando participação de mercado em detrimento do etanol devido a forte alta dos preços do item no mercado.
Já as vendas de diesel totalizaram 801 mil barris/dia, alta de 16,7% em relação a 2020. A saber, o diesel é o combustível mais usado no Brasil. Segundo a Petrobras, a recuperação do setor industrial no ano passado impactou o consumo do diesel no país.
Além disso, a estatal revelou que as vendas de óleo combustível dispararam 51% em relação a 2020, encerrando o ano em 61 mil barris/dia. Nesse caso, as usinas termelétricas acionadas durante a crise hídrica impulsionaram o uso do derivado no ano passado.
A recuperação do setor aéreo também impulsionou as vendas de QAV, que ficaram em média em 74 mil barris/dia em 2021. Isso representa um crescimento de 24,4% em relação ao ano anterior.
Por outro lado, as vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) caíram 3%, totalizando 228 mil barris/dia no ano.
Leia Mais: Captação de empresas brasileiras despenca 26,7% em janeiro