As vendas de combustíveis despencaram em 2020, segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta segunda-feira, dia 1º. De acordo com a entidade, as vendas de combustíveis por distribuidoras no Brasil caíram 6% em relação a 2019. Assim, atingiu o resultado de 131,8 bilhões de litros, menor volume dos últimos oito anos.
A saber, houve um forte recuo no consumo de querosene de aviação, justamente devido às medidas de restrição para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19. Aliás, os setores de viagens e as empresas aéreas figuraram entre os segmentos que mais sofreram com as restrições. Além disso, também houve retração no consumo de etanol hidratado e gasolina, segundo dados da ANP.
Vale ressaltar que, entre maio e agosto, as vendas até superaram os 8%, mas acabaram recuperando parte das perdas nos meses seguintes, até dezembro. Assim, o volume comercializado pelas distribuidoras atingiu o menor nível desde 2012, quando houve a venda de 129,7 bilhões de litros. A propósito, a venda de querosene de avião afundou quase 50% em 2020, com restrições de voos para diminuir a circulação de pessoas. Dessa forma, chegou a 3,5 bilhões de litros, menor volume já registrado pela série histórica da ANP, que teve início em 2000.
Veja mais detalhes das quedas nas vendas