A Vale continua registrando bons resultados em 2021. A saber, a mineradora encerrou o terceiro trimestre deste ano com um crescimento de 0,8% da sua produção de minério de ferro na comparação com o mesmo período de 2020. Já em relação ao segundo trimestre de 2021, o avanço foi bem mais expressivo, de 18,1%.
Esse resultado sucede os avanços observados no segundo trimestre, de 12% na comparação anual e 11% no comparativo trimestral. Aliás, a produção de minério de ferro havia totalizado 75,7 milhões de toneladas entre abril e junho. Já no terceiro trimestre, o montante saltou para 89,4 milhões de toneladas. Os dados fazem parte do relatório divulgado na última terça-feira (19) pela Vale.
Em contrapartida, a produção de pelotas de ferro caiu 2,6% no trimestre em relação ao mesmo período de 2020. Dessa forma, encerrou o trimestre atingindo 8,34 milhões de toneladas.
Vendas de minério de ferro crescem no trimestre
A Vale também informou que as vendas de finos e pelotas de minério de ferro cresceram 3,2% em relação ao mesmo trimestre de 2020, totalizando 67,8 milhões de toneladas. Embora tenham crescido no comparativo anual, as vendas de minério de ferro recuaram 9,5% em relação ao segundo trimestre deste ano (74,9 milhões de toneladas).
Vale ressaltar que as vendas de pelotas caíram 5% na comparação com o mesmo trimestre de 2020, totalizando 8,037 milhões de toneladas. A mineradora destacou que houve uma diferença de aproximadamente 13 milhões de toneladas entre a produção e a venda de minério de ferro e pelotas entre julho e setembro.
Em suma, isso aconteceu devido ao nível dos preços de mercado, que ficaram menores no final do terceiro trimestre com as recorrentes quedas do preço do minério de ferro. Por isso, a Vale estocou uma parte significativa da sua produção para comercializar no quarto trimestre.
Leia Mais: Inflação medida pelo IPC-S recua em todas as sete capitais pesquisadas