Muito em breve a invasão na Ucrânia feita pela Rússia após uma ordem do presidente russo, Vladimir Putin, estará retratada sob à perspectiva de Sean Penn, ator e diretor americano que venceu o Oscar duas vezes.
De acordo com a revista “Variet”, o diretor está na Ucrânia para fazer um documentário tratando sobre a invasão russa. Na quinta-feira (24), por exemplo, o governo ucraniano divulgou uma foto dele assistindo um pronunciamento do presidente ucraniano Volodimir Zelensky.
Ainda conforme a “Variety”, que afirma que o documentário será gravado em parceria com a “Vice Studios”, Sean Penn chegou à Ucrânia nesta semana. Neste meio tempo, ele conversou com membros do governo, militares e jornalistas locais,
O documentário começou a ser organizado ainda em novembro do ano passado. À época, o governo da Ucrânia publicou imagens do artista em um encontro com o diretor. Na quinta, a gestão ucraniana publicou um comunicado elogiando o cineasta.
“Sean Penn está demonstrando coragem que muitos outros não têm, em particular alguns políticos ocidentais. Quanto mais pessoas assim – verdadeiras amigas da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade – mais rápido podemos parar essa hedionda invasão da Rússia”, disse o governo.
Ainda conforme a administração ucraniana, Sean Penn foi para Kiev, capital do país, para filmar os fatos que estão acontecendo atualmente na Ucrânia e para retratar ao mundo sobre a invasão da Rússia ao país. “Sean Penn está entre aqueles que apoiam a Ucrânia hoje. Nosso país é grato a ele por tamanha demonstração de coragem e honestidade”, finaliza.
Rússia x Ucrânia
Assim como vem publicando o Brasil123, a crise entre a Rússia e Ucrânia começou a ficar mais intensa no final de dezembro do ano passado, quando o presidente russo Vladimir Putin passou a acumular militares em áreas ao redor da Ucrânia.
Desde então, o presidente da Rússia vinha negando que invadiria o país vizinho, mas, nesta semana, tudo mudou. Isso porque, na segunda-feira (21), o chefe do Executivo russo reconheceu a independência de duas regiões (Donetsk e Luhansk).
Na quarta-feira (23), ele autorizou que militares russos fossem enviados para as regiões com o intuito de “manter a paz”. Um dia depois, na madrugada desta quinta-feira (24), ele desencadeou o ponto máximo da crise ordenando a invasão do território ucraniano.
Logo depois da ordem do presidente, relatam agências de notícias internacionais, começaram a surgir barulhos de explosões e artilharia nas cidades ucranianas de Kharkiv e Kiev (onde os jogadores brasileiros estão). Já na manhã desta quinta, há informações de que os ataques russos estão sendo feitos pelo ar, terra e mar.
Leia também: Escolas dão “aula” para crianças de como reconhecer explosivos na Ucrânia