O FGTS realiza a distribuição do lucro entre os trabalhadores, através de um percentual, que tem a definição pelo Conselho Curador do Fundo. Por isso. hoje nós indicaremos se você receberá valor extra do FGTS em 2023.
Como funciona o saldo do FGTS?
O saldo do FGTS vai se formando e crescendo à medida que o trabalhador, está trabalhando com carteira assinada, no serviço privado. Assim, a cada mês trabalhado, o empregador deve realizar o depósito no valor de 8% sobre o salário bruto do trabalhador, em conta do FGTS, específica no nome do empregado.
Sendo assim, a cada emprego em que é realizado o contrato de trabalho, é aberta uma conta específica do FGTS na Caixa Econômica Federal, a instituição financeira que administra o FGTS no Brasil.
Desta maneira, tem-se dois tipos de conta do FGTS:
- Ativa: que é aquela que foi aberta pela empresa onde o trabalhador está em atividade;
- Inativa: que é a conta em que foi aberta por empresas anteriores, e possuem o saldo referente aquele período trabalhado. Isto é, se não houve saque.
O que representa o valor extra do FGTS em 2023?
O valor extra que estamos nos referindo, é o valor da distribuição dos lucros do FGTS, que ademais, ocorre anualmente em data pré-determinada. Para o ano de 2023, a data estabelecida é 31 de agosto de 2023.
A distribuição dos lucros tem a intenção de proteger o dinheiro depositado, da incidência da inflação do período.
Assim, o Conselho Curador do FGTS, determina qual é o valor percentual que deverá ser dividido entre os cotistas.
Exemplificando, neste ano de 2022, houve a distribuição de lucros no valor de R$ 13,2 bilhões, para aproximadamente 190 milhões de contas em nome de 107 milhões de pessoas. Este dinheiro foi distribuído no final do mês de julho.
Assim, o dinheiro correspondente é depositado nas contas ativas e inativas do FGTS, abertas em nome do trabalhador/cotista.
Mas atenção:
Para receber o dinheiro em 2023, o trabalhador/cotista necessita apresentar saldo nas contas até o dia 31 de dezembro de 2022. Assim, se você fizer o resgate dos valores depois desta data, ainda terá direito à distribuição dos lucros.
Sendo assim, outra questão, é o valor a se depositar na conta ativa ou inativa, e para fazer a retirada, o trabalhador poderá se utilizar das ocasiões especificadas pelas regras do FGTS.
De que maneira é possível realizar o saque da conta do FGTS?
Existem diferentes maneiras de se realizar o saque da conta do FGTS, que precisam ser comprovadas, para a sua efetivação. Entre as principais maneiras tem-se:
- Demissão sem justa causa, ou em comum acordo;
- Optar por realizar o saque aniversário;
- Realizar a compra da casa própria, ou fazer a quitação de parcelas de financiamento habitacional;
- Em situações de doenças como câncer e HIV, ou em estado terminal causado por doença grave, seja do titular da conta ou seu dependente;
- Ocorrer rescisão contratual em contratos com prazo determinado;
- Aposentadoria;
- Morte do titular, a ser pago para os dependentes;
- Na ocorrência de desastres naturais.