A Caixa Econômica Federal, juntamente com o Sebrae, estão liberando um microcrédito exclusivo para mulheres empreendedoras. Por isso, hoje indicaremos se você tem direito ao crédito da caixa.
Esta iniciativa promete mudar a vida de muitas mulheres empreendedoras no Brasil, pois tem a intenção de fomentar o empreendedorismo entre as mulheres.
O programa Caixa para Elas vem atender uma grande clientela de mulheres que estão atualmente trabalhando na informalidade, mantendo as suas atividades de maneira não legalizada. Assim, esse programa é específico para o público feminino, e serve para incentivar o início de uma nova atividade de negócio, bem como ampliar o negócio já existente.
O que é esse programa entre a Caixa Econômica Federal e o Sebrae?
Esse programa tem a intenção de ajudar mulheres empreendedoras, principalmente para mulheres que são chefes de família, e que foram ou são vítimas de violência doméstica, a se destacarem no mercado de trabalho.
Assim, cabe ao Sebrae oferecer cursos gratuitos na área de empreendedorismo para mulheres, com a intenção de qualificar o trabalho das mulheres empreendedoras. Por outro lado, a Caixa Econômica Federal, através do programa Caixa para Elas, oferece um microcrédito, no valor de R$ 1.000,00, para fomentar o negócio.
Outra intenção da Caixa Econômica Federal é fazer com que as mulheres formalizem o seu negócio, abrindo empresas do tipo MEI (Microempreendedor Individual), e assim garantir para as mulheres e seus filhos, os direitos previdenciários do INSS.
O que é preciso para participar do programa Caixa para Elas?
Inicialmente, é preciso que a mulher que está empreendendo com o seu negócio próprio, formalize o negócio abrindo uma empresa MEI, e assim, além de obter o microcrédito, terá todo o apoio do Sebrae para ampliar o seu negócio.
O Sebrae irá ajudar com capacitações e ações exclusivas voltadas para o empreendedorismo feminino, tendo como intenção, atender 30 milhões de mulheres de baixa renda, que estejam com os seus negócios formalizados.
Assim, o Sebrae também irá ajudar as mulheres a abrirem sua própria empresa, informando de todas as necessidades tributárias envolvidas na regulamentação do negócio.
Por outro lado, a Caixa Econômica Federal, através da liberação do microcrédito, tem a intenção de fazer com que as mulheres sejam independentes financeiramente. Assim, poderem obter o seu próprio sustento e não depender do marido, em muitos casos, que realiza a violência doméstica.
Além disso, esse microcrédito também será liberado para mulheres que estão negativadas, ampliando assim o leque de atendimento do programa.
Este programa vem a ajudar mulheres de baixa renda a ampliarem seus pequenos negócios, os quais são normalmente feitos de porta em porta, com baixo poder de recursos para comprar mais materiais para serem comercializados.
Todo mundo sabe que o brasileiro sempre dá um jeito para sobreviver. Neste caso, as brasileiras podem ser atendidas por mais este programa social, que tem como maior objetivo, ajudar financeiramente na realização do seu sonho.
O programa Caixa para Elas vem de encontro a atender esta classe menos favorecida. Então, muitas vezes, são vítimas de violência doméstica, mas não saem desta situação por não terem condições de se sustentarem.