O Banco Central deve liberar para você ver se tem dinheiro para receber consultando seu CPF em breve.
Segundo o Governo Federal, o dinheiro esquecido dos brasileiros soma quase 4 bilhões de reais.
E você pode ser um desses brasileiros com dinheiro a retirar! Para te explicar direitinho como isso funciona, trouxemos muitas dicas e informações para você.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para não deixar passar nada de importante!
De onde vem o dinheiro esquecido?
O Banco Central é o responsável pelo sistema de Valores Esquecidos, criado para centralizar as informações sobre o dinheiro esquecido pelos brasileiros.
Esses valores são provenientes de diversas fontes diferentes, como recursos restantes de consórcios findados, cotas de capital de rateio de lucro líquido dos beneficiários, ressarcimento de cobranças de multas e juros indevidos pelas instituições financeiras.
Outra fonte de dinheiro que os brasileiros esqueceram, que, aliás, é o mais comum de acontecer, são pequenas somas que deixaram em contas bancárias que já encerraram.
Quando saber se você tem dinheiro para receber consultando seu CPF?
A primeira rodada de consultas para saber se há valores esquecidos a serem resgatados já foi liberada pelo Banco Central.
No entanto, a segunda rodada ainda não tem uma data prevista para ser lançada pela instituição.
O que sabemos até o momento é que a greve dos servidores atrasou o cronograma estipulado para que a segunda fase das consultas fosse iniciada.
Porém, a expectativa é que o Banco Central libere para que você veja se tem dinheiro para receber consultando seu CPF já nos primeiros meses de 2023.
Assim que lançarem a segunda etapa de consultas, você já poderá fazer a sua. E nós vamos te explicar como realizá-la no tópico seguinte. Acompanhe e confira!
Como saber se você tem dinheiro para receber consultando seu CPF?
O primeiro passo para fazer a consulta é ter um cadastro no site gov.br. Portanto, se você não tem, realize o seu, cumprindo as etapas estabelecidas pelo portal.
Depois disso, assim que a consulta estiver liberada pelo Banco Central, é só acessar a página oficial do BC, bcb.gov.br, e informar seu CPF e data de nascimento.
Lá mesmo já irá aparecer se você tem algum dinheiro esquecido a ser resgatado, em qual instituição e qual o valor do montante.
Como sacar os valores esquecidos?
A primeira etapa para a solicitação do resgate de valores que se perdeu já se encerrou pelo Banco Central. No entanto, se você possuía saldo a receber, mas não fez o resgate, não se preocupe.
Esse dinheiro continuará disponível e assim que a segunda etapa que liberou, você poderá solicitar o recebimento dele.
Para pedir o resgate, você deve informar a chave pix de uma conta de sua titularidade para que transfira os valores. Depois disso, a instituição na qual você tem valores a receber terá um prazo de até 12 dias para realizar a transferência.
Gostou de aprender que você pode saber se tem dinheiro para receber consultando seu CPF? Agora é só ficar de olho no lançamento da segunda etapa e resgatar o seu dinheiro esquecido!