No estado de São Paulo, mais de 1 milhão de motoristas estão com o IPVA em atraso. A informação é do próprio governo e traz números alarmantes.
E para que você saiba de você será notificado, trouxemos uma série de informações para você se inteirar sobre esse assunto.
Assim sendo, não deixe de ler até o final para não deixar passar nada relevante.
IPVA atrasado em São Paulo
De acordo com dados de um levantamento feito pela Secretaria da Fazenda e do Planejamento, mais de 1 milhão de proprietários estão com o IPVA em atraso no Estado de São Paulo.
E somando o valor regular dos impostos, juros e multas, a dívida já ultrapassa 1,7 bilhão de reais.
Esse é um grande rombo para os cofres públicos do Estado de São Paulo, que tem buscado formas de receber esse dinheiro.
O que acontece com quem fica com o IPVA em atraso?
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, é destinado para a recuperação e manutenção das rodovias.
Do dinheiro arrecadado, metade fica para o município onde o condutor reside e a outra metade vai para o cofre do Governo estadual.
E quem não paga esse imposto, fica com o carro sem licença para rodar. Sendo assim, se você estiver com o IPVA em atraso e for a polícia te parar, pode ter seu nome entre na Dívida Ativa do Estado, além de arriscar apreender o seu veículo.
Com o veículo recolhido, você terá que pagar toda e qualquer pendência, como o IPVA, Seguro Obrigatório, multas, etc, para reavê-lo.
Além disso, é cobrada uma diária de estadia do veículo no pátio, o que só aumenta a quantia que você precisará pagar, no caso de uma apreensão.
Saiba se você será notificado pelo IPVA em atraso
Apesar do grande número de condutores inadimplentes, nem todos terão notificação por estar com o IPVA em atraso.
Segundo a Dicar, ou seja, a Diretoria de Arrecadação, Cobrança e Recuperação de Dívida, apenas os motoristas com valores em aberto acima de R$159,85 serão notificados.
O DETRAN não deve enviar intimações para os contribuintes em atraso, mas publicar o nome deles no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Além disso, se você quiser saber se seu nome está constando da lista de motoristas com IPVA em atraso, pode acessar o site disponibilizado pelo PRODESP.
Nesse site, você pode realizar a consulta por meio do CPF, CNPJ ou placa do veículo.
Quanto devo pagar pelo IPVA em atraso?
Então, a multa estabelecida pela Legislação de Trânsito Brasileira é de 0,33% ao dia para até 60 dias de atraso. Após esse tempo, o valor acrescido é de 20% sobre o valor.
Já os juros são mensais e acompanham a taxa Selic. Se você for notificado pelo IPVA em atraso, sendo assim, tem que realizar o pagamento no prazo de 30 dias.
Do contrário, seu nome entra para a Dívida Ativa do estado, além do Cadin Estadual.
Agora que você já sabe se será notificado pelo IPVA em atraso, procure regularizar sua situação e evite transtornos!