O Bolsa Família é um benefício concedido às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Esse benefício foi feito pelo governo Lula e, desde então, vem beneficiando inúmeras famílias. Porém, neste novo mandato de Lula, algumas pessoas podem deixar de receber o benefício. Então, veja se você faz parte do grupo bloqueado do Bolsa Família.
Desde que foi anunciado que o Bolsa Família irá retornar, o Governo Federal juntamente com o ministério do Desenvolvimento Social, trouxeram algumas informações relacionadas à medida do pente-fino.
O pente-fino nada mais é que um processo no qual todos os dados que os indivíduos cadastrados no CadÚnico disponibilizam são revisados, de forma que possíveis fraudes sejam descobertas. Diante disso, é comum que um grupo de pessoas seja bloqueado desse programa.
Quais foram as alterações realizadas no Bolsa Família?
O governo do presidente Lula, responsável por criar o Programa Bolsa Família, retornou ao poder este ano e cogita fazer com que esse benefício retorne de forma definitiva. Por isso, será necessário realizar uma avaliação cadastral nos dados do CadÚnico. Por enquanto, o Auxílio Brasil, implementado no governo do presidente anterior, Jair Bolsonaro, ainda está em vigor. Espera-se que o Bolsa Família entre em vigor até o mês de março deste ano.
Antes da implementação do novo programa do Bolsa Família, o ministério do Desenvolvimento Social realizou uma parceira com todas as prefeituras a fim de realizar uma busca no sistema, analisando todas as informações disponibilizadas pelos beneficiários. Conforme o ministro responsável por esse processo, cada município receberá uma verba para que as secretarias de assistência social passem a se dedicar à filtragem de todos esses cadastros.
Por que algumas pessoas serão bloqueadas do Bolsa Família?
A filtragem das informações, também chamada pente-fino, motivou inúmeras denúncias que diziam haver fraudes no Programa Auxílio Brasil. Foi amplamente útil pelo último governo para fazer campanhas no período eleitoral. Além de provocar um aumento significativo no número de famílias compostas por apenas uma pessoa.
Então, o objetivo desse filtro é excluir todas as pessoas que não cumprem as regras, possibilitando que aqueles que realmente necessitam sejam beneficiados com o programa.
Veja se você faz parte do grupo bloqueado do Bolsa Família
Segundo as informações que o governo federal já disponibilizou, as pessoas que estiverem com dados que sugerem fraudes, terão bloqueio do benefício, ou seja, famílias que tenham renda que ultrapasse o valor permitido, a qual é no máximo 210 reais per capita. Famílias que não estão com os dados atualizado no CadÚnico e as pessoas que não cumpriram as regras ou omitiram informações.
Além disso, o governo informou que irá focar, principalmente, nas famílias compostas por uma única pessoa. Pois os dados públicos apontam que o número de famílias unipessoais aumentou significativamente, saltando de 1,8 milhão para 5,5 milhões. Então, há a suspeita de que essas famílias burlaram o sistema, cadastrando mais de uma pessoa do mesmo grupo familiar, o que não é permitido.