PIS/PASEP em dezembro? Você já retirou o valor que foi liberado este ano? Existem muitos trabalhadores que ainda não fizeram o saque. Fique atento pois a data final de retirada está terminando: é dia 29 de dezembro. Por isso, hoje nós vamos indicar como saber se você está entre os trabalhadores que ainda não retiraram o PIS/PASEP.
O que é o PIS/PASEP?
Primeiramente, é um abono pago pelo Ministério do Trabalho, aos trabalhadores que estavam trabalhando com carteira assinada, nos anos base de pagamento. Via de regra, os trabalhadores que trabalharam no ano base, recebem o valor do abono no ano seguinte.
Sendo que o PIS é pago para trabalhadores do setor privado, e o PASEP é pago para trabalhadores do setor público que atendam os requisitos para recebimento. O valor pago pelo abono, é de no máximo 1 salário-mínimo no valor do ano de pagamento.
Mas, neste ano em específico, estão sendo liberados os pagamentos considerando os anos base de 2016 a 2020. Sendo que os pagamentos relativos aos anos base de 2016 a 2018 se referem a trabalhadores que não fizeram o saque no abono, no período de liberação.
Quanto aos anos base de 2019 e 2020, não foi liberado o pagamento do abono, tendo em vista a utilização do dinheiro para bancar o auxílio emergencial. Assim, está sendo liberado neste ano de 2022.
Por que não foram pagos os valores do abono nos anos base de 2019 e 2020?
Estes valores dos abonos não foram pagos, tendo em vista que foi utilizado para suprir gastos emergenciais surgidos nestes anos devido às consequências advindas da pandemia da COVID-19.
Assim, foram utilizados para subsidiar os proprietários das pequenas empresas para manterem seus funcionários trabalhando, mesmo em período que as empresas foram fechadas, e não havia vendas.
Mas, neste ano de 2022, os valores estão à disposição dos trabalhadores, e a grande preocupação é de que muitos ainda não fizeram a retirada.
PIS/PASEP em dezembro: quais são os requisitos necessários para que os trabalhadores recebam o pagamento?
Todos os trabalhadores que estavam na ativa nos anos base considerados, precisam atender a alguns requisitos, que são:
- Ter trabalhado no mínimo 1 mês no ano base de concessão do abono;
- Ter recebido em média 2 salários mínimos no ano base;
- Esteja inscrito no PIS/PASEP a pelo menos 5 anos;
- Ter o nome incluído na RAIS do empregador no ano base de concessão.
PIS/PASEP em dezembro: como fazer para realizar o saque do PIS/PASEP?
Inicialmente, é possível fazer a consulta se tem direito a este abono, utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou no aplicativo BB PASEP.
Para realizar o saque do PIS, o trabalhador da empresa privada pode realizar:
- Na agência da Caixa Econômica Federal;
- Nas lotéricas;
- No aplicativo Caixa Tem, e fazer transferência para outras contas.
Para realizar o saque do PASEP, o servidor público pode realizar:
- Nas agências do Banco do Brasil;
- Nas agências dos Correios.
Procure saber se você tem direito ao abono, e se a resposta for sim, faça o saque antes de 29 de dezembro. Caso contrário, o dinheiro irá retornar aos cofres públicos, e não terá mais como receber.