Já ouviu falar do PIS/PASEP, mas não sabe como é a dinâmica para realizar o saque e se você tem direito a esse benefício? Então, hoje, nós, do Brasil123, vamos tratar desse tema. Veja se você pode sacar o PIS/PASEP e confira informações a respeito do que é preciso fazer para ter direito ao benefício. Acompanhe.
O que é esse benefício?
O PIS é um benefício criado para auxiliar os trabalhadores brasileiros. Assim, sua proposta, desde quando foi criado na década de 70, é proporcionar um abono salarial ao trabalhador brasileiro. Já o Pasep é um benefício parecido com o abono salarial, porém, para os funcionários públicos.
O valor sempre é muito esperado pelos trabalhadores, já que representa um valor extra para realizar objetivos, fazer uma reserva de emergência ou simplesmente utilizar para pagar contas.
Dessa forma, a cada ano, você tem direito de sacar parcelas proporcionais ao seu tempo de serviço, no ano que o antecedeu. Veja se você pode sacar o PIS/PASEP.
Como saber se você pode sacar o PIS/PASEP?
Para saber se você tem direito, preste atenção nas dicas abaixo, que são fundamentais para conseguir esse benefício:
- Se você trabalhou no ano de 2020 por pelo menos 30 dias, é possível que tenha direito a ele.
- O pré-requisito é que você possua inscrição no PIS ou Pasep há 5 anos.
- Outra situação obrigatória é que você não tenha ultrapassado o recebimento de 2 salários mínimos por mês ao longo do ano.
- Também é importante saber se o seu empregador atualizou os seus dados na relação anual de informações sociais.
Com o salário mínimo no valor de R$1.212,00, para saber quanto você vai receber, é necessário dividir esse valor por 12. Em seguida, faça a multiplicação com o tempo em meses que você trabalhou ao longo do ano de 2020.
Por exemplo, se trabalhou 3 meses, você deve dividir o valor total do salário mínimo e o multiplicar por 3 para obter o seu resultado.
Como realizar os saques do PIS de 2022?
Para realizar o saque, é necessário que você vá até uma lotérica com o seu cartão cidadão e faça a retirada do seu valor.
Também existe a possibilidade de você ter uma conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal e, por lá, receber o seu valor. Assim, é possível também realizar transferências instantâneas para outras instituições bancárias.
No caso do PASEP, você deve conferir as informações no Banco do Brasil. No próprio site, pode consultar o valor disponível e fazer uma transferência, via internet, para qualquer conta de sua titularidade. Caso prefira, pode realizar esse procedimento num caixa eletrônico BB ou então se dirigir a uma agência munido de documento com foto.
A partir de quanto já é possível fazer o saque?
Os saques já começaram para os nascidos no mês de janeiro, a partir do dia 8 de fevereiro. Além disso, durante todo o mês de fevereiro, os nascidos em março, abril, maio e junho também puderam sacar.
Os nascidos nos demais meses seguirão com saques até o final do mês de março. Então, com tudo isso em mente, avalie a possibilidade de sacar o seu PIS/PASEP caso seja possível.