Hoje vamos passar algumas informações para ver se você pode receber o novo Salário-Família e saiba como solicitar.
Depois da reforma da Previdência Social, muitas coisas mudaram nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. Com o Salário-Família, não diferiu!
Buscando ajudar você a entender melhor sobre este tema, nós separamos algumas das principais informações sobre o novo Salário-Família para te passar.
Além disso, ainda passaremos a lista completa de critérios exigidos para o recebimento e como fazer a solicitação.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre o novo Salário-Família.
O que é o novo Salário-Família?
O novo Salário-Família é um benefício pago pelo INSS para todos os cidadãos segurados da Previdência Social e para os trabalhadores que exercem suas funções com registro na carteira.
Funciona como um auxílio financeiro para quem tem dependentes, tais como filhos, enteados ou menores que estejam sob o amparo do trabalhador.
Além disso, os trabalhadores domésticos e avulsos também têm direito ao Salário-Família, ao preencherem a lista de critérios pré-estabelecida pelo órgão pagador para o recebimento do benefício.
Quem pode receber o novo Salário-Família?
Conforme já dito anteriormente, todos os cidadãos segurados pelo INSS e trabalhadores que tenham filhos ou dependentes de até 14 anos, podem receber o benefício.
No entanto, essa não é a única regra que precisa ser seguida para o usufruto do Salário-Família. O cidadão ainda precisa preencher alguns outros requisitos, bem como:
- Ter um ou mais filhos de 0 a 14 anos;
- Possuir algum dependente com deficiência, de qualquer idade;
- Ter um ganho menor que R$1.655,98 por mês;
- Comprovar a deficiência do dependente com perícia médica;
- Apresentar os documentos que comprovem a tutela dos dependentes.
Além disso, os aposentados que se enquadram nesses critérios também podem receber o Salário-Família, desde que tenham no mínimo 60 anos para mulheres e 65 para homens.
Qual é o valor do novo Salário-Família?
Desde o fim da última reforma da Previdência Social, que aconteceu em 2019, o valor do novo Salário-Família ficou estabelecido como único para todos os trabalhadores e beneficiários do INSS, pois, antes da reforma, os valores diferiam, dependendo dos ganhos mensais dos cidadãos.
Sendo assim, cada trabalhador ou segurado que se enquadra na lista de critérios para o recebimento do Salário-Família, pode obter um ganho extra no salário ou no benefício de R$59,82 por dependente em 2023.
Como solicitar?
Os cidadãos que trabalham com a carteira assinada, podem solicitar o benefício diretamente com seus empregadores.
Já os segurados da Previdência Social, precisam solicitar o benefício por meio do aplicativo Meu INSS, ou de uma consulta pré-agendada em uma agência física do INSS.
Para ambos os casos, é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais dos dependentes e dos titulares das contas, para comprovação da necessidade do benefício.
Além disso, os trabalhadores avulsos ainda podem recorrer ao sindicato ou órgão gestor que estão vinculados, pois estes também têm direito ao Salário-Família.
Agora que você já sabe tudo sobre o novo Salário-Família, é só seguir as instruções para realizar a solicitação!