Muitas incertezas ainda rondam o principal programa social de distribuição de renda para as pessoas mais pobres do país. Nesse sentido, alguns se perguntam se você já pode saber se vai receber o Bolsa Família em 2023, afinal, faltam poucos dias para começar um ano novo e pouco se fala sobre o assunto nesse sentido.
O número de pessoas que estão querendo saber sobre a aprovação de cadastro para receberem o Bolsa Família é muito grande. No entanto, saiba que já é possível saber se vai receber Bolsa Família em 2023 por meio de consulta do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Veja abaixo:
Como saber se vai receber Bolsa Família em 2023
De acordo com os planos de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a promessa é de que o Bolsa Família voltará ao posto no lugar do Auxílio Brasil, programa social criado por Jair Messias Bolsonaro, presidente até o fim de 2022. No entanto, o Bolsa Família ainda segue em planejamento pela equipe de transição.
Para regulamentar o programa, será viabilizada uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que já está tramitando pelo Congresso Nacional. De acordo com Lula, o Bolsa Família deverá trazer vantagens para as famílias menos assistidas do país.
Então, para garantir isso, algumas regras criadas em seu governo que aconteceu entre 2003 e 2010 serão retomadas. Por exemplo, famílias as quais são compostas por crianças, terão atenção especial, mas será obrigatória a frequência escolar e a manutenção da carteirinha de vacinação atualizada para garantir o benefício.
Então, como saber se vai receber o Bolsa Família em 2023?
Se aprovado pelo Congresso Nacional, a família que estiver nos requisitos que citamos acima poderão receber um benefício no valor de R$ 600. Conforme o plano de governo de Lula, ainda será pago mais R$ 150 para toda criança que tenha até seis anos. No entanto, isso ainda dependerá da aprovação de outra medida mais impopular que se refere ao teto de gastos.
Afinal, todo dinheiro disponibilizado para o pagamento de benefícios deve ter um lastro de legalidade que garante que verbas não estão sendo retiradas de outros programas para atender apenas uma camada da população. Portanto, a aprovação desse Bolsa Família mais robusto parece mais longe da realidade.
Então, considerando todas essas possibilidades, a pessoa que deseja saber se vai receber Bolsa Família em 2023 deve fazer a consulta pública do programa pelo CPF ou pelo NIS (Numero de Inscrição Social) que pode encontrar de forma online no site oficial da Caixa Econômica Federal.
Por meio desse site, a pessoa que deseja saber se receberá o Bolsa Família em 2023 também conseguirá ver os valores que liberarão a partir de janeiro para sua família. E, como já acontecia antes, o saldo do benefício e a movimentação dos saques feitos também poderá ser vista pelo mesmo procedimento.
Basta acessar o site da Caixa, clicar em consulta de famílias beneficiárias e selecionar a consulta por família. Depois disso, apenas coloque o NIS e o CPF e clique no botão consultar para saber se vai receber Bolsa Família em 2023.