O Espírito Santo, por meio da Secretaria de Fazenda, divulgou o calendário e as respectivas regras relacionadas ao IPVA 2023 no ES. Conforme a matéria divulgada, o imposto deverá ser quitado até o mês de maio para quem deseja ter um desconto de 15%. Porém, existe a opção de pagar em parcelas (em até 6x) a partir de maio do próximo ano.
Então, se você sabe a importância de estar em dia com o Departamento de Trânsito no Brasil, leia esta matéria até o final para entender mais sobre as regras para IPVA 2023 no ES. Afinal, o estado promete inovar no ano seguinte com essa nova modalidade. Confira:
Como funcionará o pagamento de IPVA no ES
Se você tem um veículo com registro no estado capixaba, saiba que a programação em andamento para pagar o IPVA 2023 já está em andamento. O dito Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é garantido por força de lei, portanto, é obrigatório seu pagamento anual.
As taxas sempre são pagas no início do ano, mas o estado capixaba inovou para o ano seguinte com novas regras para o IPVA 2023 no ES. Afinal, agora é possível conseguir um desconto considerável de 15% sobre o valor total se o pagamento for realizado de uma só vez no início do ano seguinte.
Além disso, o dono do automóvel que não conseguir arcar com o pagamento desse imposto à vista logo no início do ano poderá aderir ao parcelamento. Nesse caso, o estado estipula que é possível realizar o pagamento em até seis parcelas com início em maio e último pagamento para outubro de 2023.
Como pagar o IPVA 2023 no ES
Segundo a Sefaz, órgão regulamentador do IPVA no estado, não existe nenhuma alteração no valor pago pelos condutores. Já que os 2% se manterão para veículos automóveis e utilitários e 1% manterá para as motos que possuem registro no sistema capixaba. Os valores ainda não são do conhecimento do motorista. Já que é preciso considerar vários fatores como ano, modelo e versão do automóvel para precificar o IPVA 2023.
Quanto à guia de pagamento para o IPVA 2023 no ES, não se preocupe porque ela vai estar disponível a partir do primeiro dia de janeiro do ano que vem em dois endereços digitais: site da Sefaz ou Detran do Espírito Santo (Departamento de Trânsito – ES).
Para finalizar o pagamento, o contribuinte deve fazer a impressão do boleto em casa mesmo e fazer o pagamento em qualquer instituição bancária, seja física, seja digital. Depois disso, basta continuar rodando com seu veículo sem qualquer problema com o governo.
Isenção do IPVA 2023 no ES
Automóveis com mais de 15 anos desde a data de fabricação têm isenção fiscal garantida para o IPVA 2023. Portanto, a partir do ano seguinte, mais de 85 mil automóveis terão esse benefício garantido que, somados aos veículos que já fazem parte da lista. Serão mais de 800 mil automóveis com isenção do IPVA 2023 com garantia.
Sendo assim, é muito importante que você mantenha-se informado sobre possíveis atualizações. E se prepare para essas regras e evite dor de cabeça.