A partir de janeiro de 2024, os beneficiários do Bolsa Família que tiverem inconsistência de dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico) terão os pagamentos bloqueados.
Cabe salientar que a informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Então, diante da medida, é preciso saber que o pagamento do Bolsa Família será retomado somente quando a situação for regularizada junto à Receita Federal.
Além disso, se a situação não for resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados.
Segundo a pasta, a medida faz parte de um esforço para aprimorar a gestão do Bolsa Família, relançado em março deste ano, para fazer com que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam.
Qual situação pode suspender o Bolsa Família?
Muito bem! Saiba que ter o CPF suspenso ou cancelado junto à Receita Federal ou ter divergência de titularidade são as situações que deverão causar o bloqueio do pagamento do Bolsa Família.
Aliás, de acordo com o ministério, problemas desse tipo já têm impedido a habilitação de novas famílias ao programa social desde agosto deste ano.
Bloqueio do benefício
Como mencionado, a partir de janeiro próximo, a inconsistência de dados referentes ao CPF no CadÚnico resultará em bloqueios de pagamentos para as famílias já contempladas pelo Bolsa Família.
Desse modo, para resolver a pendência, as famílias devem verificar a situação do CPF na Receita Federal.
Então, após essa regularização, será necessário fazer a atualização no CadÚnico.
Como resolver o problema no CPF?
A situação “Suspensa” significa que o cadastro está incorreto ou incompleto. Para resolver, é preciso atualizar as informações pessoais no CPF.
Para regularizar o CPF, o cidadão pode acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu CPF”. Depois deve selecionar “Atualizar CPF”. Em seguida, deve clicar em “Etapas para a realização deste serviço”.
Governo dispara notificações
Por fim, cabe mencionar que o governo dispara alertas para as famílias em situação irregular.
A saber, essa comunicação aparece no extrato de pagamento do Bolsa Família, no aplicativo do próprio programa e no Aplicativo Caixa Tem.
O conteúdo da mensagem é esse:
MENSAGEM DO BOLSA FAMILIA
– URGENTE –
AS INFORMACOES DO SEU CADASTRO UNICO INDICAM QUE ALGUEM DA SUA FAMÍLIA PRECISA REGULARIZAR O CPF.
PROCURE O SETOR RESPONSAVEL PELO BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO OU A RECEITA FEDERAL PARA REGULARIZAR A SITUACAO E EVITAR O BLOQUEIO DO SEU BOLSA FAMILIA.
INFORMACOES DISQUE SOCIAL – 121
MOTIVO – CPF IRREGULAR
Cod.59