A Caixa Econômica Federal liberou na segunda-feira (28) mais uma rodada de pagamentos do Auxílio Gás no valor de R$ 108. De acordo com a instituição financeira, o benefício foi liberado para cerca de 5,63 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Ainda conforme informações reveladas pela Caixa, o valor do benefício é destinado para as famílias de baixa renda realizarem a compra do botijão de gás de 13 quilos, sendo que os depósitos deste mês de agosto vão até a próxima quinta-feira (31).
Veja justificativa do Governo para redução do Bolsa Família
O Auxílio Gás, que como citado, garante o custeio do valor integral do botijão de gás de 13 quilos, não é pago todos os meses. Neste ano de 2023, por exemplo, o benefício está marcado para ser entregue nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.
Segundo a Caixa, o benefício, que é pago junto ao Bolsa Família, leva em consideração o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) para estipular a data do depósito. Confira as datas dos depósitos:
- NIS de final 1 – 18 de agosto;
- NIS de final 2 – 21 de agosto;
- NIS de final 3 – 22 de agosto;
- NIS de final 4 – 23 de agosto;
- NIS de final 5 – 24 de agosto;
- NIS de final 6 – 25 de agosto;
- NIS de final 7 – 28 de agosto;
- NIS de final 8 – 29 de agosto;
- NIS de final 9 – 30 de agosto;
- NIS de final 0 – 31 de agosto.
Como consultar o benefício
De acordo com a Caixa, a pessoa que tenha interesse em consultar informações sobre o Bolsa Família e Auxílio Gás pode conferir os benefícios das seguintes maneiras:
- No aplicativo Bolsa Família;
- No aplicativo Caixa Tem;
- Por meio de atendimento em agências da Caixa Econômica Federal;
- Ou nos telefones 111 ou 121 (Ministério do Desenvolvimento Social).
Conforme as informações, podem receber os valores, que são pagos junto ao Bolsa Família, as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza devem estar inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo nacional (R$ 660) e receber o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC).
Hoje, existe uma lista com pessoas que têm prioridade em receber o benefício. Fazem parte desta lista:
- Famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência, com prioridade;
- Famílias inscritas no CadÚnico com registro atualizado no último ano;
- Famílias com menor renda per capita;
- Famílias com maior quantidade de membros;
- Que recebam benefício do Auxílio Brasil;
- Que tenham cadastro qualificado pelo gestor com base em dados que possibilitem averiguação.
Leia também: Veja os meios de se cadastrar no novo Bolsa Família