Os pagamentos do Auxílio Brasil já começaram e têm duas rodadas completas. Contudo, o calendário seguirá por mais alguns dias e, por isso, nem todos receberam até agora. Além disso, o benefício vem cheio de novidades neste mês. Isso porque a movimentação política do país incide diretamente sobre o programa.
Por isso, hoje vamos falar sobre as novidades do Auxílio Brasil e, por fim, mostrar o calendário de pagamentos restante. Vale lembrar que o pagamento só cai na conta de quem tem o benefício aprovado. Quem ainda está pendente de aprovação precisa esperar o aval do Governo Federal.
As novidades do Auxílio Brasil
Os beneficiários do Auxílio Brasil podem estar preocupados, mas a verdade é que as novidades do programa não devem afetar, de forma significativa, a maioria das pessoas. Depois das eleições, o benefício foi alvo de muitas mudanças legais, mas o intuito é manter o valor em R$600 no ano que vem. Especialistas acreditam que isso acontecerá nos próximos dias.
Isso porque o governo de transição enviou um projeto para o Congresso. Nele, a ideia é manter o Auxílio Brasil fora do teto de gastos. Em outras palavras, isso quer dizer que o governo poderia colocar o valor que quisesse no benefício. Com isso, o valor seria de R$600 no ano que vem, como o prometido por Lula e Bolsonaro na campanha eleitoral.
Por outro lado, o consignado do Auxílio Brasil, pausado pela Caixa Econômica Federal, voltou a acontecer na instituição. Além da Caixa, outras financeiras também atuam na modalidade, muitas, inclusive, com taxas menores que o banco público. Por isso, vale a pena pesquisar sempre.
Por último, no mês de novembro o Auxílio Brasil não teve o calendário adiantado, como aconteceu em agosto e em outubro. Vale lembrar que esse mês também não conta com o pagamento do vale-gás.
O calendário faltante
Como dissemos no início do texto, o dinheiro do Auxílio Brasil já começou a cair nas contas dos mais de 21 milhões de brasileiros que recebem do programa. Contudo, a menor parte recebeu, dado que o calendário só contemplou quem tem NIS finalizado em 1, no dia 17 de novembro, e em 2, no dia 18 de novembro.
Contudo, os pagamentos se estenderão até o dia 30 de novembro. Na próxima semana, recebem os beneficiários com NIS terminado em 3, 4, 5, 6 e 7, nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de novembro. Por último, o pagamento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro para os beneficiários com NIS terminado em 8, 9 e 0. Com isso, encerra-se o calendário deste mês.
Vale lembrar que, neste mês, 53 mil famílias deixaram de receber o Auxílio Brasil pelo fato de não estarem com os dados atualizados. Dessa forma, é fundamental atualizar as suas informações no CadÚnico a cada 2 anos. Em caso de dúvidas, você pode ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na sua cidade, para ver se a sua situação está, de fato, regular. Caso alguns dados tenham mudado, é importante atualizar antes mesmo do prazo de 2 anos.