O auxílio emergencial 2021, pago em 2020 e renovado para 2021, começou a ser pago para as categorias beneficiárias ainda em abril desse ano. Após a prorrogação ser confirmada, os participantes receberão os valores até outubro. Além disso, os participantes do Auxílio Emergencial Gaúcho podem receber os benefícios de forma simultânea; ou seja, ao mesmo tempo.
Isso significa que para alguns grupos, o recebimento do auxílio emergencial federal, pago pelo governo, não exclui a possibilidade do mesmo beneficiário receber o auxílio do Rio Grande do Sul, pago pelo governo do estado. Confira maiores informações sobre o assunto.
Beneficiários do auxílio emergencial federal podem também receber o auxílio gaúcho
Alguns estados têm criado auxílios emergenciais para atender melhor a população mais prejudicada pela pandemia. Desse modo, em alguns deles, o regulamento exclui o recebimento do benefício estadual caso o interessado esteja recebendo o auxílio emergencial pago pelo governo.
No entanto, no caso do auxílio emergencial gaúcho, os beneficiários podem receber os dois benefícios, pois os benefícios não são excludentes. A não ser no recorte específico das mulheres chefes de família. Nesse grupo específico, será atendido quem não recebe Bolsa Família e não recebeu o auxílio emergencial de esfera federal; ou seja, nacional.
Assim sendo, os perfis dos beneficiários do auxílio gaúcho são divididos da seguinte forma:
- 19.458 empresas do Simples Gaúcho;
- 58.410 Microempreendedores Individuais;
- 18.530 pessoas desempregadas;
- 8.161 famílias em situação de vulnerabilidade (mulheres chefe de família).
Governo estadual responde as principais perguntas sobre o programa
O Governo do Rio Grande do Sul respondeu algumas perguntas sobre o auxílio emergencial gaúcho; tome nota:
- Quais os públicos e atividade econômicas beneficiados? – Empresas e trabalhadores desempregados dos setores de alimentação, alojamento e eventos, além de mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade;
- Qual o valor a ser pago pelo governo do Estado por meio do auxílio? – Serão repassados até R$ 107 milhões na forma de subsídio;
- Quantas pessoas poderão receber o benefício? – Somando todos os setores do projeto de lei aprovado, o Auxílio Emergencial Gaúcho vai alcançar 104,5 mil beneficiários, entre empresas e pessoas de forma direta;
- Quando começa a ser pago e quando termina? – Começa dia 17 de maio, pelas mulheres chefes de família, que tem até 90 dias para retirar seus benefícios. Para Empresas Simples Nacional, pagamentos se iniciam em julho, por meio de crédito em conta corrente da própria empresa, conforme indicado no formulário cadastral. Os demais beneficiados ainda não têm data confirmada.
Veja ainda: Auxílio Emergencial Gaúcho é destinado para categorias com valores diferenciados; confira
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.