Hoje contaremos para você quem pode receber até 10 mil pelo FGTS.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço irá passar por uma revisão na forma de calcular a taxa de juros, prevista anualmente para quem tem dinheiro, tanto nas contas ativas quanto nas inativas.
Por isso, os valores podem chegar a até 10 mil reais para alguns trabalhadores.
Se você quer saber quem pode receber esse valor, e como serão feitos os cálculos, então não deixe de ler até o fim, pois, além de contar isso para você, ainda passaremos algumas informações muito importantes que você precisa saber sobre o FGTS.
O que é FGTS?
O FGTS é uma sigla que significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e deu-se início em setembro de 1966, visando proteger os trabalhadores, que são demitidos sem justa causa.
Quando o indivíduo estiver efetivação por uma empresa, uma conta poupança, que aliás tem vínculo com o contrato de trabalho, é aberta para que o valor mensal do FGTS seja depositado.
Cada conta é aberta mediante a um contrato de trabalho, sendo assim, um só cidadão pode ter mais de uma conta do FGTS.
Quem tem direito ao FGTS e quais são os valores a serem depositados?
Todos os trabalhadores que exercem suas funções regularmente, isto é, com registro na carteira, têm direito ao FGTS.
Todos os meses, 20% do salário da carteira do trabalhador é posto na sua conta do FGTS, sendo que 8% desse valor tem o desconto do salário do empregado e 12% é pago pelo empregador.
Quando o FGTS pode ser sacado?
Esse dinheiro só pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa ou em alguns casos específicos, como doenças graves, morte do trabalhador, saques extraordinários oferecidos pelo Governo, calamidades públicas ou financiamento da casa própria.
Por isso, na maioria das vezes, esse dinheiro fica parado na conta dos trabalhadores. Como é pago pelo banco, que no caso é a Caixa Econômica Federal, tem um acréscimo de 3% de juros anualmente e mais uma correção da Taxa Referencial.
Acontece que essa Taxa Referencial está quase zerada atualmente, e irá passar por um reajuste. Com isso, alguns trabalhadores podem receber até 10 mil reais de FGTS.
Quem pode receber 10 mil de FGTS?
Com a revisão dos cálculos da TR, que ainda não tem data específica para acontecer. Vários trabalhadores terão os valores do FGTS corrigidos com o acompanhamento da inflação.
Essa correção será feita para todos os cidadãos que trabalham com a carteira assinada desde 1999, que foi quando a Taxa Referencial passou a ter acréscimo no valor do FGTS.
Desde então, essa taxa está com o mesmo valor, ou seja, a inflação subiu e a TR não, isso causou perdas nos valores anuais do FGTS.
Por isso, alguns trabalhadores podem receber até 10 mil reais. Porém, é claro que isso depende do valor que cada um tem em suas contas do Fundo de Garantia.
Agora que você já sabe quem pode receber até 10 mil de FGTS, é só ficar de olho nas notícias para saber quando essa revisão será feita e se você será um dos contemplados com 10 mil reais de FGTS!