Na última segunda-feira (15) foi anunciado que o Ministério da Saúde tem novo ministro como líder. Eduardo Pazuello ficou 9 meses na pasta da saúde e agora quem assume é o médico cardiologista, Marcelo Queiroga. Descubra um pouco mais sobre a trajetória do ministro, que foi indicado por Bolsonaro.
Lembrando que a médica cardiologista Ludhmilla Hajjar também foi cotada para assumir o ministério, porém foi Marcelo Queiroga o escolhido para substituir Pazuello.
Quem é Marcelo Queiroga
Marcelo Queiroga nasceu em João Pessoa e é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Após a graduação, fez residência no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Atualmente, é Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, diretor do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Cardiocenter) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, e cardiologista do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita (PB).
Em dezembro do ano passado, Marcelo Queiroga foi indicado para ser um dos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), porém não chegou a assumir o cargo.
Ministros da Saúde durante a pandemia
Recapitulando quem já esteve no comando do Ministério durante os 26 meses de gestão do Governo atual:
- Luiz Henrique Mandetta – é médico (assim como Marcelo Queiroga) e era deputado federal antes de assumir a chefia da pasta da saúde. Foi o 1º Ministro da Saúde do atual Governo. Com o advento da pandemia começou a discordar do Presidente. Foi demitido do cargo em Abril pois tinha postura contrária a de Bolsonaro com relação as medidas de isolamento social e uso da cloroquina.
- Nelson Teich – é médico oncologista e assumiu como Ministro da Saúde em 17 de Abril. Não durou 1 mês no cargo e pediu demissão em 15 de Maio, tendo em vista as divergências com relação ao uso da cloroquina e isolamento social.
Assim como Mandetta e Teich, Marcelo Queiroga é defensor do SUS e da vacina, inclusive foi imunizado em janeiro contra o novo coronavírus.
- Eduardo Pazuello – não é médico, mas sim General do Exército. Nasceu no Rio de Janeiro e formou na Academia Militar das Agulhas Negras, assim como Bolsonaro. Assumiu como ministro interino e em 16 de setembro foi empossado como Ministro da Saúde.
Leia também:
– Felipe Neto reafirma críticas e diz que Bolsonaro quer propagar o medo
Para acompanhar a atuação de Marcelo Queiroga como líder do Ministério da Saúde acesse diariamente o site do Brasil 123!