O governo federal já divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família para fevereiro. Um grupo específico de beneficiários começou a receber depósitos de R$ 600,00 a partir da última segunda-feira (13). Por isso que hoje, vamos informar quando sai seu pagamento neste mês.
Informações sobre o Bolsa Família
Aproximadamente 21,9 milhões de famílias foram beneficiadas pelo programa Bolsa Família em janeiro, o primeiro mês completo do relançamento do programa. Enquanto a prometida reforma ainda não foi divulgada, aqueles que receberam o Auxílio Brasil no governo anterior ainda estão recebendo suas mensalidades integralmente.
A saber, o Bolsa Família está passando por uma reformulação que inclui a revisão de seu cadastro e regras. Como resultado, o governo já afirmou que haverá cortes naqueles que estão recebendo o Auxílio Brasil de forma indevida.
Em seu discurso de posse e em várias ocasiões durante a campanha eleitoral, Lula prometeu que faria do combate à fome no Brasil uma prioridade máxima como presidente.
Por certo, durante seus dois primeiros mandatos, o Bolsa Família foi uma das principais razões pelas quais o Brasil viu uma queda drástica no número de pessoas que lutam contra a insegurança alimentar.
Vale gás volta a ser pago neste mês de fevereiro
Outra novidade do segundo mês do ano é que o vale gás já faz parte do calendário de pagamentos. Embora o benefício tenha sido estabelecido no governo Bolsonaro, ele continuará em 2023 conforme planejado originalmente.
Assim sendo, o depósito do custo médio de um botijão de gás de cozinha de 13 quilos acontece a cada dois meses no vale gás. O pagamento desse benefício ocorre em conjunto com o programa governamental conhecido como Bolsa Família.
Em contrapartida, cabe aqui salientar que os benefícios não possuem nenhuma ligação entre si, a não ser pela data de pagamento, que é a mesma. Assim, os beneficiários que recebem os dois auxílios, irão receber no mesmo dia.
Datas de pagamentos do Bolsa Família em fevereiro
Os depósitos do benefício de fevereiro de R$ 600 começaram nas contas das famílias elegíveis nesta segunda-feira (13). Sendo assim, a determinação da ordem de pagamento é pelo último dígito do número do NIS (Número de Identificação Social).
O número do NIS consiste em uma sequência de 11 dígitos: 0000000000-0
Obtém-se essa identificação de duas formas:
- Por meio do cadastro inicial dos profissionais na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- E por meio do cadastramento do cidadão nos bancos de dados do CNIS.
Confira as datas de pagamento:
- NIS final 1: 13/02;
- NIS final 2: 14/02;
- NIS final 3: 15/02;
- NIS final 4: 16/02;
- NIS final 5: 17/02;
- NIS final 6: 22/02;
- NIS final 7: 23/02;
- NIS final 8: 25/02;
- NIS final 9: 27/02;
- NIS final 0: 28/02.
Visto que agora que você já sabe qual o dia que irá receber os benefícios, é possível se programar para utilizar os diferentes canais de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Assim, se você seguir fielmente essas dicas, com certeza irá evitar a formação de filas, e terá acesso ao seu benefício de forma mais tranquila e sem atropelos.