Receber a multa do FGTS é um direito de muitos trabalhadores. No entanto, existem muitas dúvidas que rodeiam esse tema, como por exemplo, quando é possível receber esse benefício.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa tirar essa e outras dúvidas a respeito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a multa do FGTS?
Primeiramente, antes de saber quando é possível receber a multa do Fundo de Garantia, é importante entender do que ela se trata.
Sendo assim, a multa do FGTS consiste em uma penalidade financeira que o empregador deve pagar ao funcionário em caso de demissão injusta sem justa causa. Desse modo, o valor da multa corresponde a 40% do montante depositado na conta do FGTS ao longo do tempo de trabalho do empregado.
Veja quando é possível receber a multa do FGTS
Conforme todos já devem saber, o Fundo de Garantia é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros, que consiste em um depósito mensal que o empregador faz em uma conta bancária.
Dessa maneira, além do valor mensal, existe também a possibilidade de receber a chamada multa do FGTS.
Assim sendo, confira abaixo algumas situações em que é possível receber esse benefício acrescido da multa de 40%:
1. Demissão sem justa causa
A demissão sem justa causa é uma das principais situações em que o trabalhador tem direito a receber a multa do FGTS. Nesse caso, o empregador deve realizar o pagamento do valor correspondente a 40% do total acumulado na conta do fundo.
Além disso, vale ressaltar que, mesmo em casos de demissão por acordo entre as partes ou encerramento do contrato por prazo determinado, a multa também deve ser paga.
2. Suspensão do contrato de trabalho
Ademais, os trabalhadores também têm direito a multa do FGTS durante a suspensão do contrato de trabalho, seja por motivo de doença, acidente, prestação de serviço militar ou suspensão disciplinar. No entanto, vale destacar que, no caso de suspensão disciplinar, a multa do FGTS só será devida caso a suspensão seja convertida em demissão.
3. Acordo judicial ou extrajudicial
Finalmente, outra situação em que é possível receber a multa de 40% é por meio de um acordo judicial ou extrajudicial. Esses acordos podem ocorrer em diversas situações, como no caso de ações trabalhistas, em que o empregador concorda em pagar uma indenização ao empregado. Nesses casos, a multa também deve ser incluída no acordo.
Ademais, é importante lembrar que em todas as situações mencionadas, é fundamental que o trabalhador esteja atento aos seus direitos e exija o pagamento da multa do FGTS, caso aplicável. Além disso, o não pagamento dessa multa pode acarretar em penalidades para o empregador, como ações na Justiça do Trabalho. Portanto, tenha conhecimento dos seus direitos e busque assessoria jurídica, se necessário, para garantir o recebimento correto do valor devido.
Agora que você já sabe quando é possível receber a multa do FGTS, fique atento e exija seus direitos!