A disputa do primeiro turno das eleições acabou e, com isso, os dois melhores colocados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) passaram para a segunda etapa do pleito – enquanto o petista teve 48,43% dos votos, o atual chefe do Executivo somou 43,20% dos votos.
Os eleitores voltam às urnas no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Antes disso, eles terão a oportunidade de ver o embate de Lula e Bolsonaro cinco vezes. Isso, em cinco debates que foram marcados antes do segundo turno e dependem, claro, da decisão de comparecimento de ambos os candidatos.
O primeiro debate do segundo turno está confirmado e acontecerá no próximo domingo (16), visto que Lula e Bolsonaro já confirmaram presença no evento, promovido pelo “UOL” em parceria com a “Bandeirantes”, “Folha de S. Paulo” e “TV Cultura”.
De acordo com o portal “UOL”, além da veiculação do programa nos veículos que compõe o grupo que organiza o debate, haverá também uma parceria com o Google e YouTube para a transmissão do evento que teve as regras estabelecidas em uma reunião feita nesta terça-feira (11) com representantes de ambos candidatos.
Depois deste debate, está marcado um evento do tipo organizado pelo “Estadão”, “SBT”, “CNN”, “Revista Veja” e “Terra”. As campanhas já aceitaram as regras para o debate, a ser realizado na sexta-feira (21). No entanto, até o momento, Lula ainda não confirmou se, de fato, comparecerá ao encontro.
Assim como publicou o Brasil123, a última vez que Lula e Bolsonaro ficaram frente a frente foi no dia 30 de setembro, na “TV Globo”. O mesmo vai acontecer neste segundo turno, visto que o último encontro está marcado para ocorrer nos estúdios da emissora carioca, no Rio de Janeiro, a dois dias das eleições. Fecha o cronograma de debates:
- 16/10 (domingo) – “UOL”, “Bandeirantes”, “Folha de S. Paulo”, e “TV Cultura”;
- 17/10 (segunda-feira): “Rede TV!”;
- 21/10 (sexta-feira): “Estadão”, “Rádio Eldorado”, “SBT”, “CNN”, “Veja”, “Nova Brasil FM” e “Terra”;
- 23/10 (domingo) – “Record TV”;
- 28/10 (sexta-feira): “TV Globo”.
Leia também: Pesquisa Ipec mostra Lula com 55% e Bolsonaro com 45% no 2° turno