O Programa do SISU 2023, oferece entrada e gratuidade em universidades e instituições públicas, para a realização do ensino superior. Por isso, hoje nós indicaremos quando abre a inscrição para o SISU 2023.
Como funciona o Programa SISU?
O SISU (Sistema de Seleção Unificada), é um sistema eletrônico com funcionamento totalmente online. É gerenciado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), onde as universidades e instituições públicas ofertam vagas nos cursos de ensino superior em todo território brasileiro.
Assim, a adesão das universidades e instituições de ensino públicas, realizam a inscrição, e determinam os requisitos para aderir ao programa em seus espaços para 2023.
Este programa também está aberto para que os alunos que realizaram o último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se candidatem às vagas ofertadas.
Mas atenção! Este programa tem as suas regras próprias, e a mais importante, é a nota obtida nas provas do ENEM. Além disso, o candidato não pode ter zerado na redação da prova do ENEM.
Quem pode se inscrever para o SISU 2023?
Podem se inscrever para o SISU, todos os estudantes que realizaram a última prova do ENEM e:
- Tiraram nota superior a zero na redação da prova;
- Não estão na condição de treineiro, que são aquelas pessoas que fazem a prova do ENEM para treinar, e não concluíram o Ensino Médio;
- Pessoas que já possuem ensino superior completo, sem necessidade de comprovação de renda.
Quando abre a inscrição para o SISU 2023?
Os estudantes que fizeram a prova do Enem neste ano, terão, inicialmente que ter em mãos, o resultado da prova realizada no ano de 2022. Considerando que a inscrição do Sisu é aberta 2 vezes ao ano, no início no ano e no início no segundo semestre, as pessoas podem se candidatar nas 2 opções.
Portanto, aqueles estudantes que definirem por iniciar os estudos no primeiro semestre de 2023, deverão se inscrever entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Assim, o resultado da seleção, terá sua divulgação no dia 7 de março de 2023.
É preciso considerar que essas datas poderão sofrer alteração tendo em vista, a troca de Ministro da Educação e Cultura, uma vez que haverá troca de governo federal.
Como podem ser feitas as inscrições no Sisu?
Existem 3 formas de concorrer às vagas existentes no Sisu:
- Ampla concorrência: concorre com todas as pessoas que fizeram a prova do Enem do ano de 2022;
- Pelo sistema de cotas: neste caso, é possível se candidatar pessoas que estudaram em escolas públicas, sendo que metade das vagas são reservadas para estudantes que comprovem renda familiar bruta per capita de até um e ½ salários mínimos. Outro percentual é reservado para estudantes que se declararem pretos, pardos ou indígenas;
- Ações afirmativas das universidades: apesar de não serem obrigatórias, dependem de cada instituição de ensino. Assim, podem ocorrer através de reserva de vagas, ou através de um bônus adquirido considerando a nota final da prova do Enem.
Vale ressaltar que você só irá concorrer, com as pessoas daquela modalidade em que você se inscreveu. Não perca o prazo e faça o seu curso superior gratuitamente.