Saber quais são os golpes mais aplicados no Brasil, certamente é uma forma eficiente de se prevenir deles. Afinal, quanto maior o conhecimento, menos chances de engano.
Desse modo, para que você possa esclarecer todas as questões referentes a esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Veja quais são os golpes mais aplicados no Brasil
Infelizmente, os golpes financeiros e fraudes estão se tornando cada vez mais comuns em todo o país.
De acordo com dados recentes do Ministério da Justiça, os golpes mais aplicados no Brasil são o do empréstimo consignado, a falsa vaga de emprego e os falsos atendentes.
Dessa maneira, confira abaixo detalhes sobre eles para que possa se prevenir:
Golpe do empréstimo consignado
Primeiramente, vale destacar que um dos golpes mais comuns no Brasil envolve a obtenção fraudulenta de empréstimos consignados em nome de terceiros.
Os golpistas geralmente entram em contato com a vítima, oferecendo condições vantajosas e solicitando informações pessoais, como:
- RG;
- CPF e;
- Contracheque.
Assim, com esses dados em mãos, os criminosos conseguem realizar empréstimos sem o conhecimento da vítima, gerando dívidas em seu nome.
Dessa maneira, para evitar cair nesse golpe, é fundamental desconfiar de propostas muito vantajosas e nunca fornecer informações pessoais a estranhos por telefone ou e-mail.
Falsa vaga de emprego
Outro golpe frequente é a oferta de vagas de emprego falsas. Os fraudadores publicam anúncios de trabalho, geralmente em sites e redes sociais, com o objetivo de atrair candidatos em busca de oportunidades.
Então, após o candidato demonstrar interesse, os golpistas solicitam informações pessoais, como;
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e;
- Até mesmo depósitos antecipados para supostas taxas de contratação.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante pesquisar sobre a empresa e nunca fazer pagamentos antecipados para conseguir um emprego.
Falsos atendentes
Os falsos atendentes são golpistas que se passam por funcionários de empresas de telefonia, bancos ou instituições financeiras. Eles entram em contato com as vítimas, geralmente por telefone, se identificando como atendentes legítimos e solicitando informações pessoais e senhas bancárias.
Desse modo, com esses dados em mãos, os criminosos podem efetuar fraudes financeiras e causar grandes prejuízos aos clientes.
Para se proteger contra esse tipo de golpe, é fundamental desconfiar de ligações suspeitas e nunca fornecer informações pessoais ou senhas por telefone.
Confira algumas dicas de como se proteger contra golpes
Por fim, confira algumas dicas para se proteger contra esses golpes:
- Fique atento a propostas muito vantajosas e desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade;
- Nunca forneça informações pessoais a estranhos por telefone, e-mail ou em sites não confiáveis;
- Pesquise sobre a empresa antes de aceitar uma oferta de emprego, verificando se ela é legítima e confiável;
- Nunca faça pagamentos antecipados para conseguir uma vaga de emprego;
- Esteja sempre atento a ligações suspeitas, principalmente aquelas que solicitam informações pessoais ou senhas bancárias;
- Mantenha seus dispositivos eletrônicos protegidos com antivírus atualizados.
Agora que você já sabe quais são os golpes mais aplicados no Brasil, siga as orientações de prevenção fique livre de problemas!