Seu pacotinho de amor já está formado. Após o sexto mês de gestação, é somente emoção e uma doce espera. Afinal, em 3 meses nascerá aquele/a que mudará a sua vida para sempre. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar os principais sintomas de gravidez após o 6º mês.
Como está o bebê no final do 6º mês de gravidez?
No final do 6º mês de gestação, o bebê está com peso entre 800 gramas e 1 kg. Os olhos já estão abertos, conseguem escutar e reagir a sons e iluminação.
A criança irá se movimentar mais, e você irá perceber que a ela estará em momentos mais ativos, e assim se mexerá mais, e momentos de sono, em que vai ficar quietinha, sem se mexer muito.
Saiba, que quando você sentir movimentos rítmicos, o seu bebê está com soluço.
A partir do 6º mês, a criança começará a chupar o dedo, e assim, começará a fazer movimentos de sucção, que é o início do processo de mamar.
Além disso, no último trimestre, a criança começa a se virar de cabeça para baixo, para se posicionar para o nascimento.
Como estará a futura mamãe no final do 6º mês em diante?
A partir do final do 6º mês, a mãe se sentirá mais pesada e cansada, além de possuir alguns problemas digestivos e renais, devido ao pequeno espaço para esses órgãos no corpo da mamãe.
Os incômodos maiores começam a surgir:
- Câimbras nas pernas;
- Dor nas costas;
- Coceira na pele;
- Inchaço nos pés e tornozelos.
O bom disso, é que estes incômodos podem ser amenizados com cremes na pele para evitar a coceira, e a redução das dores, câimbras e inchaços pode ser reduzido com massagens relaxantes, deitar-se com as pernas erguidas e descansar bastante.
Mas existe o lado bom da história: a ansiedade da mãe e do pai para conhecer a criança, os últimos retoques no quarto da criança, o sonho dos pais de uma criança saudável, e muito entusiasmo para que tudo aconteça da forma certa.
Quais os encaminhamentos necessários para o momento do parto?
Os encaminhamentos necessários a partir do final do 6º mês de gestação, envolvem:
- Decidir se fará parto normal ou cesária;
- Escolher o pediatra, você pode pedir sugestões para o seu médico obstetra, normalmente eles têm uma equipe de profissionais que trabalham juntos;
- Arrume a mala para ir para o hospital;
- Contrate alguém para fazer uma limpeza profunda em sua casa;
- Lave as roupas que a criança irá usar;
- Vá ao supermercado e faça compras maiores de produtos para a casa e para o bebê que podem ser estocados;
- Tire fotos para guardar a lembrança de sua barriga. Você pode optar por uma sessão de fotos, se gostar.
Lembre-se: bebês nascem entre a 38ª e 42ª semana de gestação. Esteja preparada, mas não ansiosa a ponto de apressar o processo de nascimento que é natural.
Ademais, aproveite estes dias de espera para descansar e relaxar.
Sendo assim, logo, logo seu bebê estará com você, bem saudável.