Hoje trouxemos informações para que você veja quais os critérios para entrar no Vale Gás 2023 e receber o benefício do Governo Federal. Com a mudança recente na Presidência da República, muitas pessoas ficaram com dúvidas a respeito do benefício. E sim, ele deve continuar, mas com algumas mudanças. Então continue conosco e leia até o final para saber mais!
Vale Gás 2023, saiba mais
Como já vimos anteriormente, muitos brasileiros estão com dúvidas a respeito do benefício do Vale Gás 2023, implementado pela gestão anterior, em 2022. Contudo, mesmo depois da mudança na Presidência da República este ano, o benefício deve continuar a ser pago às famílias que se enquadram nas regras de recebimento.
O valor integral do botijão de gás de 13kg foi pago nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2022 a mais de 5 milhões de famílias brasileiras. Contudo, a previsão é de que a partir de janeiro deste ano, os beneficiários voltem a receber o valor inicial no benefício, de 50% do valor integral do botijão.
Quem tem direito ao Vale Gás 2023
Para receber o benefício, é preciso se enquadrar nos parâmetros impostos pelo Governo Federal.
Veja quais os critérios para entrar no Vale Gás 2023:
- Inscrição da família no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
- Ter entre os membros do grupo familiar pessoas que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social, que prevê o pagamento de um salário mínimo por mês às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais, que comprovem a falta de meios para sobreviver.
Além disso, a lei prevê que o benefício seja pago preferencialmente às famílias com mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que estejam sob monitoramento através de medidas protetivas de urgência.
Como se inscrever para receber o Vale Gás 2023
Segundo o Governo Federal, a seleção e inclusão das famílias que se enquadrem nas regras do programa Vale Gás é feita de forma automática. Isso porque, o banco de dados do Ministério da Cidadania é vinculado ao Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.
Dessa forma, a única medida a ser tomada por quem deseja receber o benefício é realizar a inscrição junto ao CadÚnico. Esse processo pode ser feito no CRAS, porém não garante o recebimento, afinal, para ter direito é preciso cumprir com as exigências do programa.
Como o Vale Gás é pago
O Vale Gás é pago a cada 2 meses, sempre nos meses pares e no mesmo dia do Auxílio Brasil. O calendário segue o número final do NIS de cada beneficiário, que encontra-se na primeira página da Carteira de Trabalho.
O mesmo cartão e a senha para receber o Auxílio Brasil podem servem para sacar o Vale Gás.
Ademais, o saque pode ser feito nas Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Faça seu cadastro junto ao CadÚnico e garanta o recebimento do Vale Gás 2023!