Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja quais gastos médicos é possível deduzir do imposto de renda. Com o prazo para a declaração do imposto de renda aberto, muitas pessoas querem saber quais são as despesas dedutíveis, para que o valor do tributo fique o mais baixo possível.
Pensando nisso, nós separamos algumas informações sobre os gastos dedutíveis do imposto de renda para te passar, e além disso, ainda vamos contar quais são as despesas médicas que podem ser deduzidas do IR, para que você saiba exatamente o que colocar na sua declaração.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todas as informações necessárias sobre as despesas dedutíveis do imposto de renda.
O que é a dedução do imposto de renda?
A dedução do imposto de renda é a soma de algumas despesas consideradas essenciais, que não entram na contagem do tributo, como gastos com saúde, educação, previdência privada e dependentes. Com isso, os contribuintes informam todas as suas despesas, ganhos e rendimentos do ano-calendário, que é sempre o ano anterior à declaração, e da soma final do imposto diminui-se a porcentagem de gastos dedutíveis.
Na prática, os gastos dedutíveis fazem com que o valor final do tributo fique menor, pois não entram na contagem para agregar valor ao imposto.
Não deixe de ler: Passagem aérea: Gol e Azul apoiam projeto de Lula
Quais são os gastos dedutíveis do imposto de renda?
Conforme já dito anteriormente, os gastos dedutíveis do imposto de renda são aquelas despesas com saúde, educação, dependentes, previdência privada e social. Para uma despesa ser dedutível, ela precisa preencher dois requisitos: ser necessária e indispensável, e não ser gastos impessoais, como por exemplo, alimentação e viagens de férias.
Mas para que você entenda melhor quais são os gastos dedutíveis do imposto de renda, nós listamos alguns casos específicos para te passar, confira:
- Despesas com aluguel;
- Juros de empréstimos para atividades em uma empresa;
- Gastos com pensão alimentícia;
- Investimentos em educação;
- Pagamento de previdência privada e social;
- Gastos com dependentes, isto é, filhos e pais;
- Despesas médicas, entre outras.
No entanto, é preciso estar atento na hora de fazer a declaração para não passar informações divergentes. Além disso, é necessário guardar os comprovantes com esses gastos por no mínimo 5 anos para evitar problemas, pois a Receita Federal pode pedir explicações dessas despesas aos contribuintes.
Veja também: IRPF 2023: Receita recebe mais de meio milhão de declarações; veja quem é obrigado
Quais são os gastos médicos dedutíveis do imposto de renda?
Os gastos médicos dedutíveis do imposto de renda são aqueles indispensáveis, tais como:
- Gastos com hospitalização;
- Pagamentos de consultas médicas;
- Consultas e tratamentos com especialistas, como ortopedistas, psicólogos e fisioterapeutas;
- Consultas e tratamentos odontológicos;
- Gastos com cirurgias;
- Exames radiológicos e laboratoriais;
- Próteses dentárias e ortopédicas;
- Tratamentos médicos realizados em outros países;
- Planos de saúde;
- Cadeira de rodas.
Vale ressaltar que gastos com medicamentos e farmácias não são dedutíveis, além de clareamento dentário e vacinas.
Agora que você já sabe quais gastos médicos é possível deduzir do imposto de renda, é só ficar atento às informações da declaração, e informar todas as despesas para não ter problemas com a Receita Federal no futuro.