A amigdalite é uma inflamação que se dá por causa de uma bactéria ou vírus e o tratamento sempre deve ter início por um especialista na área da saúde, seja um clínico geral, seja um otorrinolaringologista. Afinal, o método mais comum para tratar esse problema, pela ciência, é por meio da ingestão de antibióticos. No entanto, existem algumas formas de tratar amigdalite em casa.
Ao menos, amenizam o sofrimento de quem está passando por esses problemas. Confira:
Quais formas de tratar amigdalite em casa
Caso a consulta não tenha sido marcada ainda, saiba que existem algumas formas de tratar amigdalite em casa. No entanto, saiba que os métodos caseiros que citamos abaixo servem apenas para amenizar as dores e acelerar o processo de cura que, por sua vez, acontece somente com a ingestão de medicamentos prescritos pelo médico. Confira:
Gargarejo de água morna e sal
Começando pelo mais fácil, o gargarejo de água morna com sal é uma das formas de tratar amigdalite que são mais populares. Afinal, o sal é um antimicrobiano natural que pode eliminar diversos problemas para o organismo. Desse modo, quando se mistura esse ingrediente com água aquecida, a eliminação das bactérias que podem estar causando a infecção nas amígdalas é considerável.
O fato de estar aquecida é muito importante, já que a água fria ou quente demais pode acabar piorando a sua dor de garganta. Para isso, basta misturar uma colher de sal dentro de 100 ml de água morna e fazer o gargarejo durante 30 segundos. Esse procedimento pode ser repetido até 4 vezes durante o dia para melhores resultados com o tratamento.
Ingestão de óleo de hortelã-pimenta
O óleo de hortelã-pimenta, quando ingerido, é uma das formas de tratar amigdalite em casa também. Pois, seu efeito anti-inflamatório garante um alívio das dores durante o tratamento desses sintomas. Mas, para ingerir o óleo, saiba que é necessário fazer a diluição em outro óleo vegetal como o de coco para evitar qualquer risco de queimadura no esôfago.
Para isso, basta diluir 2 gotinhas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma colher de óleo de coco para ingerir até duas vezes por dia.
Mastigação de alho
Por fim, uma das formas de tratar amigdalite em casa consiste em mastigar uma fatia de alho, já que esse ingrediente apresenta uma substância chamada alicina que possui uma ação antimicrobiana que auxilia no combate a vários tipos de infecção no organismo.
Para isso, você vai precisar apenas de um dente de alho descascado, já que basta mastigar até que o suco rico em alicina seja liberado. Desse modo, essa é uma das formas de tratar amigdalite que poucos desejam fazer, porém é uma das maneiras mais eficazes.