O programa Desenrola Brasil está valendo em todo o país e permite que milhões de pessoas saiam da lista do nome sujo. Isso porque existem diversas formas de renegociar as dívidas e, com isso, efetuar o pagamento do débito. Além disso, assim que o acordo for firmado, a empresa é obrigada a retirar o cidadão da lista de inadimplência.
Por isso, é preciso entender quais bancos estão participando do Desenrola Brasil, como contatar as instituições e, claro, qual a forma correta de renegociar a dívida.
Quem vai participar do Desenrola Brasil?
A boa notícia para os cidadãos é que os principais bancos do país participarão do Desenrola Brasil. Com isso, os brasileiros podem tirar, facilmente, o nome do negativo e, com isso, ter mais acesso ao crédito posteriormente.
Segundo o Governo Federal, a ideia é retirar, já nos próximos dias, 1,5 milhão de pessoas da lista de inadimplência. Para isso, o governo determinou a retirada do nome sujo para quem tem dívidas abaixo de R$ 100. Atualmente, esse é o valor devido por, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas, exatamente a meta do governo no Desenrola Brasil. Contudo, o governo não vai pagar a dívida, mas o débito não gerará prejuízos ao cidadão que quer financiamentos e empréstimos.
As outras dívidas serão divididas em duas faixas no Desenrola Brasil:
- Faixa 1: renegociação de dívidas de até R$ 5.000. Para isso, o cidadão deverá usar recursos próprios ou deverá aderir a uma linha de crédito, com um banco credenciado, com um juros de 1,99% ao mês em até 60 vezes. Para participar, é preciso receber até 2 salários mínimos e estar inscrito no CadÚnico. Apesar da novidade, financiamento imobiliário não entra na quitação.
- Faixa 2: exclusiva para dívidas adquiridas com bancos. Diferentemente da faixa 1, nessa o governo não dará suporte à recuperação dos débitos. Para fazer a renegociação, os bancos precisarão cobrar o menor valor entre o saldo contábil no Desenrola e nas diferenças temporais.
Com isso, pessoas com dívidas nos seguintes bancos podem entrar em contato e renegociar as dívidas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, PagBank e Santander.
Como renegociar da forma certa?
Apesar de ser uma excelente oportunidade de tirar o nome da lista de inadimplência, especialistas afirmam que existe uma maneira mais efetiva de fazer a renegociação. Isso porque, muitas vezes, os brasileiros apenas aceitam os termos propostos e esquecem de fazer a contrapartida para a instituição que está negociando pelo Desenrola Brasil.
Dessa forma, o primeiro passo é entender quanto você pode pagar por mês. Isso porque o princípio da renegociação é você pagar o débito e, para isso, você pode propor um valor e também um número de parcelas condizente com a quantia devida.
Posteriormente, entre em contato com a instituição e analise os termos propostos por ela. Se eles forem melhores que o seu termo, aceite a renegociação, caso contrário, é preciso manter o diálogo com a instituição até que se chegue a um bom acordo.
Assim, dívidas sanadas pelo Desenrola Brasil devem retirar o seu nome da lista de inadimplência dentro de alguns dias.
Leia agora: Copa do Mundo Feminina: empresas vão liberar funcionários em jogos do Brasil