Até recentemente, a moeda norte-americana, o dólar, não parava de subir. Porém, a sua ascensão, intocável em comparação ao real, caiu. Não foi uma queda significativa, mas já faz uma grande diferença em comparação ao real. Mas só existem vantagens em ter o dólar em baixa? Por incrível que pareça, o dólar em baixa também tem seus contras. Acompanhe agora uma avaliação feita com os prós e contras da baixa do dólar. Confira aqui no Brasil 123.
Saiba mais sobre prós e contras da baixa do dólar
Não é novidade para ninguém que o dólar vive em ascensão disparada sempre, em comparação ao real. Aliás, não somente o real, mas diversas moedas latinas acabam por serem desvalorizadas, pois o dólar não para de subir o seu preço.
Muitos brasileiros acabam irados com essa ascensão da moeda Americana. Pois isso é sinônimo de produtos importados mais caros e pouquíssimas chances de viagem ao exterior.
Apesar de parecer um pouco absurdo, isso também está afetando as classes mais altas da sociedade brasileira. Porém, a queda do dólar pode trazer certo alívio para a sociedade, aumentando os horizontes de benefícios.
Entretanto, diferente do que muitos pensam a baixa do dólar também pode gerar graves consequências para a situação brasileira. Basta você ter uma visão um pouco mais industrial para se atentar aos contras.
Saiba os prós e contras
Veja agora os pontos positivos e negativos do dólar em baixa e fique por dentro de todas as informações.
Prós
Assim como tudo na vida, existe o lado bom das coisas. Então, os prós de se ter o dólar em baixa, como já dito anteriormente, são coisas como a melhor qualidade para os cidadãos brasileiros.
Com o dólar em baixa, as viagens para o exterior aumentam as chances de serem realizadas. Além disso, produtos importados ficam um pouco mais desvalorizados graças à moeda.
Mesmo que não seja uma mudança significativa, já melhora o ponto de vista do cidadão brasileiro. Isso justamente porque ele poderá trocar o real pelo dólar e fazer a tão sonhadas viagens para fora, ou, então, guardar esperando o dólar se valorizar ainda mais no futuro, para que possa trocar mais tarde.
Contras
Já os contras são geralmente sobre indústrias de exportadoras.
Realmente, o brasileiro fica super aliviado ao ver o dólar em baixa, não é mesmo? Agora, as grandes indústrias exportadoras ficam sufocadas ao verem que o dólar está desvalorizado.
Quando o dólar fica abaixo e desvalorizado, pode ser que dificulte a negociação de contratos de exportação. Até porque, quando o real fica mais valorizado que o dólar, as grandes empresas de exportação precisam lutar por preços melhores para viabilizar os contratos.
Logo, com o dólar em baixa, pode acabar dificultando as exportações dos produtos brasileiros.
Esperamos que nossas informações sobre os prós e os contras da baixa do dólar tenham tirado duas dúvidas. Afinal, é importante entender a influência da moeda mais importante do mundo, que afeta a economia de todos os países do mundo. Para mais informações sobre economia, é só acompanhar os nossos artigos diários.