Com a disputa cada vez mais acirrada em um mercado de trabalho com poucas vagas de emprego disponíveis, é preciso redobrar os cuidados para não cometer erros e desperdiçar oportunidades de contratação. Uma pesquisa feita pelo Grupo Zety, de recolocação profissional, mostra que apenas 10% dos candidatos são chamados para entrevistas, e somente 2% dos que iniciam um processo seletivo são aprovados.
Os dados revelam ainda que apenas 36% dos concorrentes incluem uma seção de idiomas em seus currículos, e um entre quatro cita as certificações obtidas ao longo da carreira profissional. Foram analisados 670 mil perfis, criados no gerador de currículos da empresa.
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Candidatos precisam enviar mais currículos
Apenas 20% dos entrevistados recebem uma oferta de trabalho. A porcentagem de sucesso varia de 2% a 3,4%, dependendo do grau de estudo. Isso significa que o interessado precisará enviar entre 30 e 50 currículos para conseguir uma oportunidades.
De acordo com a pesquisa do Grupo Zety, a técnica de busca de emprego mais bem-sucedida é adaptar cada currículo aos requisitos do anúncio da vaga de trabalho. Além disso, mais de 60% dos recrutadores desejam receber currículos personalizados para a função. A maioria dos candidatos opta por escrever um único currículo genérico e anexá-lo a todos os formulários de emprego.
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Destaque-se na multidão
Ao contrário do que muitos candidatos pensam, os recrutadores geralmente preferem currículos com duas páginas. Estatisticamente, os selecionadores têm 2,9 vezes mais chances de escolher um candidato com currículo de duas páginas para empregos de gerenciamento e 1,4 vezes mais chances de fazer o mesmo para oportunidades de nível básico. Os dados são da pesquisa da Zety Brasil.
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Além disso, 77% dos empregadores acreditam que profissionais tarimbados parecem menos experientes ao utilizarem um currículo de uma página. Ou seja, um documento de duas páginas aumentará suas chances de conseguir uma entrevista. Isso é especialmente verdadeiro, se você tiver muita experiência. Os recrutadores preferem e, assim, você ficará à frente da concorrência.