Com a segunda demanda de devolução do dinheiro esquecido aberta, muitas pessoas já estão buscando por consultar e maneiras de sacar esses valores, que já estão disponíveis para solicitação, e os brasileiros que têm direito, já podem ficar por dentro de tudo sobre como fazer o saque.
Pensando nisso, nós reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar, e assim, você pode ficar sabendo de tudo sobre o dinheiro esquecido e o passo a passo para consultar esses valores.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre o dinheiro esquecido e como consultar.
O que é o dinheiro esquecido?
O dinheiro esquecido são alguns valores deixados em contas bancárias já fechadas ou que deixaram de ser utilizadas.
Como esse dinheiro ficou por muito tempo nessas contas, ele voltou para os cofres do Banco Central. No entanto, esses valores ainda pertencem aos titulares dessas contas, e por isso, o BC iniciou uma campanha de devolução para que os titulares das contas possam recuperar os valores esquecidos nas contas bancárias.
O processo teve início no ano passado, e está sendo feito por etapas, visto que se trata de bilhões e bilhões de reais pertencentes a milhões de pessoas físicas e jurídicas.
A primeira etapa foi realizada em março de 2022, e devido a uma série de fatores, o processo foi interrompido, e retornou agora, em 2023.
Quem tem direito ao dinheiro esquecido?
Todos os cidadãos que, por algum motivo, deixaram de usar ou fecharam contas bancárias com saldo positivo, têm direito ao resgate desse dinheiro. Esse valor é chamado dinheiro esquecido, devido às circunstâncias a que foram deixados nas contas.
Além disso, nessa nova etapa da devolução os herdeiros, inventariantes, representantes legais ou testamentários dos titulares de contas falecidos. Sendo assim, os representantes poderão efetuar o saque, caso ele tenha algum valor a receber.
Para saber se você ou se o seu pai, mãe, avô ou avó tem direito a algum valor, basta consultar o site do Banco Central usando o CPF.
Como consultar o dinheiro esquecido?
Para consultar o dinheiro esquecido você precisa entrar no site do Banco Central e seguir o seguinte passo a passo:
- Clique em “sistema de valores a receber”;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Clique em “consultar”;
- Clique em “acessar SVR”;
- É possível que nessa fase você entre em uma fila virtual, devido ao alto número de acessos que a plataforma está recebendo;
- Então é só informar o CPF novamente e a senha gov.br ouro ou prata;
- Clique em “meus valores a receber”;
- Aceite o termo de ciência e clique em “confirmar”;
Então é só ler as informações sobre quais os valores estão disponíveis para saque e informar a chave pix. Desse modo, o sistema efetuará o pagamento na data que será informada nesta mesma tela.
Agora que você já sabe o passo a passo para consultar dinheiro esquecido, é só seguir as instruções para saber se você também tem direito a algum valor.