Todas as pessoas em atividade laboral, se preocupam com a aposentadoria, pois consideram que este momento, é de parar de trabalhar e aproveitar um pouco a vida que resta. Por isso que hoje, vamos indicar, o passo a passo de como pedir aposentadoria em 2023.
Principalmente pessoas que estão na faixa etária entre 55 anos e 65 anos, possuem a preocupação em quando devem solicitar a aposentadoria. Assim, neste artigo, vamos indicar quem pode pedir aposentadoria e como fazer para solicitar em 2023.
Como saber se já pode fazer a solicitação da aposentadoria em 2023?
O primeiro ponto a considerar é o tempo de contribuição com o INSS. Assim, independente da sua idade, é preciso ter contribuído no mínimo 15 anos, para conseguir a aposentadoria.
Mas, é preciso tem atenção, às contribuições com o INSS que não possuem validade para a aposentadoria:
- Pagamentos de contribuições do INSS que foram feitos em atraso;
- Recolhimentos realizados com valores percentuais calculados sobre o valor que seja inferior a 1 salário mínimo.
Nestes 2 casos, as contribuições não terão validade para a aposentadoria, somente para a obtenção de outros benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade entre outros.
Outra questão, é analisar se o tempo de pagamento das contribuições com o INSS estão corretos e constantes na CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Assim, é possível que você entre no aplicativo ou site do Meu INSS, e baixe a CNIS, conferindo todas as contribuições realizadas com as informações contidas na Carteira de Trabalho.
É possível, que, quando houve a digitalização dos dados, algum tempo tenha ficado fora da contagem das contribuições. Se isto acontecer, é possível solicitar a inclusão deste tempo não contado, diretamente pelo site ou aplicativo do Meu INSS, anexando para tanto, os comprovantes de contribuição, como os dados inseridos na carteira de trabalho, ou em contribuições realizadas através dos carnês de recolhimento.
O que fazer se existem irregularidades nas contribuições apresentadas na CNIS, que não sejam de digitalização?
Pode ocorrer irregularidade, que não seja de digitalização, em 2 situações específicas:
- Se não houve o registro do contrato de trabalho, pelo empregador: é a situação de ter trabalhado “frio”, sem carteira assinada. Assim, é possível responsabilizar o empregador pela falta de pagamento do INSS, e assim, adquirir o tempo de serviço que já passou. Mas, neste caso, há situações onde o prazo já expirou, aí não tem o que fazer;
- Se você trabalhou como autônomo, a partir de 2003: se você tiver prestado serviço para empresas, era necessário, para que recolhesse 11% do seu vencimento.
Como solicitar a aposentadoria em 2023?
Para solicitar o benefício é preciso seguir o passo a passo indicado na sequência:
- Abra o aplicativo ou site do Meu INSS, informando o número do CPF e a senha cadastrada no gov.br;
- Na tela inicial, Clique em “Novo Pedido”;
- Informe o benefício que você deseja. Neste caso: aposentadoria;
- Selecione o benefício;
- Faça a leitura de todas as informações que estão na tela, e confira com os seus dados pessoais;
- Avance as telas, seguindo as instruções dadas.
Você pode acompanhar o pedido, utilizando o mesmo site ou aplicativo, clicando em “Consultar pedido”, e na sequência, selecionando o pedido de aposentadoria.
O tempo para obter a resposta da solicitação é de 45 dias corridos.