No momento em que se está sentindo muita dor ou incômodo, as pessoas dificilmente querem saber de onde o medicamento veio, elas simplesmente procuram por algo que provoque analgesia daqueles sintomas. É justamente por isso que elas fazem uso da automedicação. Mas veja os perigos de tomar medicação por conta própria.https://b123.com.br/veja-como-tratar-crise-alergica-medicamentos-naturais-que-podem-ajudar/
Apesar a automedicação ser uma prática muito recorrente e de grande parte das pessoas possuírem medicamentos em casa para utilizarem em situações de emergência, essa prática não é correta, tampouco indicada. Apesar de a automedicação ser algo aparentemente benéfico, uma vez que proporciona o alívio de incômodos e dores, ela pode provocar inúmeros malefícios à saúde, especialmente quando utilizada por um longo período de tempo. Se você costuma se automedicar com frequência, leia este post e veja os perigos de tomar medicação por conta própria.
Perigos de tomar medicação por conta própria
A automedicação nada mais é que o ato de tomar medicação por conta própria sem orientação médica. Mas algumas pessoas também realizam a automedicação ao ingerir os medicamentos prescritos pelo médico por um tempo maior que o ideal ou em doses mais altas que o prescrito. Essa prática é bastante nociva à saúde, portanto, veja aqui quais são os perigos e abandone esse hábito, caso você tenha.
É válido ressaltar ainda que você não deve fazer uso de medicamentos que foram indicados para outra pessoa. Por exemplo, não é porque o médico prescreveu um medicamento para uma pessoa que possui um problema semelhante ao seu que você também deve tomar esse remédio. Afinal, cada indivíduo possui um organismo e características específicas que irão interferir na ação do fármaco. Portanto, não se automedique.
Veja abaixo os perigos da automedicação:
Alergia
Algumas pessoas possuem alergias a determinados medicamentos, devido ao princípio ativo que eles possuem. Caso você tenha alergia a algum tipo de medicamento, a ingestão de outro remédio com o mesmo princípio ativo pode desencadear uma reação alérgica, que, algumas vezes, pode comprometer severamente a sua saúde.
Dependência
Outro problema muito comum da automedicação é a dependência que alguns medicamentos podem causar. Pois, os medicamentos possuem um tempo limitado de uso, bem como um espaço de tempo definido entre as doses. Sendo assim, é fundamental tomar os medicamentos sob a orientação de um médico para que tudo ocorra bem.
Intoxicação
Assim como existem diferentes princípios ativos, existem também diferentes concentrações desses princípios nos medicamentos. Por isso, cada pessoa, a depender de sua idade, peso e outras particularidades, necessita de uma dose específica do fármaco. Sendo assim, a automedicação pode provocar um processo de intoxicação, especialmente quando há associação de dois medicamentos conjuntamente.
Resistência
Quando os medicamentos são utilizados por um tempo maior que o necessário é muito comum que o organismo desenvolva resistência a esses fármacos. Quando isso corre, o medicamento não é capaz de provocar reação alguma ao organismo, logo, não exerce eficácia complicando o tratamento.
Por fim, é necessário tomar muito cuidado com o uso indiscriminado de antibióticos. Pois isso pode levar à seleção de bactérias super-resistentes. Sendo assim, sempre que você sentir a necessidade de recorrer a algum medicamento, procure ajuda médica.