Todos sabem que a inflação é um dos maiores vilões da economia em qualquer parte do mundo, não é mesmo? No entanto, sabia que ela pode definir quanto você vai ter de aumento de salário anualmente também? Afinal, o IPCA é o índice que serve como base para quaisquer reajustes. Pensando nisso, vamos falar sobre os novos valores para saques do INSS 2023.
Afinal, a inflação é a medida de elevação do preço dos bens materiais e serviços pagos pela população no dia a dia. Com isso, o valor percentual apontado pelo IPCA demanda uma correção monetária para o salário da população visando a possibilidade de garantir a subsistência dos trabalhadores.
Pois, quando o seu dinheiro vale menos do que o valor dos produtos que é preciso adquirir, saiba que isso não está certo. Considerando tudo isso, veja os novos valores para saques do INSS logo abaixo:
Novos valores para saques do INSS 2023
O IBGE deverá divulgar o índice que indicará os novos valores para saques do INSS 2023 no dia 10 de janeiro, pois essa é a data que a inflação de 2022 será divulgada. No entanto, o reajuste tem uma previsão de 6% e, com isso, os novos valores para o teto do INSS seriam de R$7.512,45.
Para o salário mínimo, o valor seria, com essa taxa, de R$1.302, com aplicação de 6% de correção da inflação acrescido de mais 1,4%, segundo aponta a equipe do governo que deverá receber o cargo a partir de janeiro.
Com isso, o Ministério da Economia ainda estimou uma má notícia em relação ao PIB, visto que a previsão anterior de 2,5% passará a ser agora de apenas 2,1% de alta, caso tudo aconteça segundo esperam os políticos.
No entanto, o ano nem começou e a China já se encontra em uma situação preocupante com crises causadas pelo isolamento forçado. O mercado chinês é um dos maiores do mundo e, quando a grande nação está passando por apuros, essa situação repercute ao redor do planeta.
Como saber os novos valores para saque do INSS 2023
Para entender como são calculados os novos valores para saque do INSS 2023 é preciso considerar a incidência da inflação atual. Afinal, supondo que o seu salário fosse um valor fixo, o seu dinheiro iria perder o poder de compra com o passar dos anos.
Por exemplo, o que você comprava antigamente com mil reais não pode adquirir atualmente por esse mesmo valor. Afinal, a inflação eleva o preço das coisas e, com isso, você acaba tendo que desembolsar mais para comprar determinado produto.
Por isso, os novos valores para saque do INSS 2023 dependem da taxa de inflação de 2022, já que o aumento do salário distribuído para os pensionistas do INSS funciona como uma compensação pelos gastos que essas pessoas tiveram durante o ano anterior.