No último dia 14 de abril, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social atualizou a lista de documentos obrigatórios para se inscrever e atualizar as informações no Cadastro Único. Com isso, todas as famílias registradas devem ficar atentas e conhecer quais são esses documentos.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre os novos documentos do CadÚnico para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira tudo o que precisa sobre o Cadastro Único.
Veja os novos documentos do CadÚnico e fique em dia
O Cadastro Único para Programas Sociais é uma ferramenta essencial para o acesso a benefícios e programas sociais que o Governo oferece para a população mais carente. Ele funciona como uma base de dados que identifica e qualifica as famílias de baixa renda que precisam de apoio social e auxílio financeiro.
Para se cadastrar no CadÚnico, a família interessada deve apresentar uma série de documentos e comprovantes. Porém, recentemente o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou algumas mudanças nesses documentos obrigatórios, tanto para a realização como também para a atualização do cadastro.
Confira abaixo quais são os novos documentos do CadÚnico que devem ser apresentados a partir de agora:
Documento com foto do responsável familiar
Para realizar ou atualizar o CadÚnico, agora é obrigatório apresentar um documento com foto do responsável pela unidade familiar. Esse documento, como o RG ou o CPF, serve para identificar e verificar a identidade do responsável pela família.
Comprovante ou declaração de residência
Outra mudança importante é a necessidade de apresentar um comprovante ou declaração de residência.
Esse documento é fundamental para confirmar o endereço da família cadastrada no CadÚnico, pois garante a precisão das informações.
Documentos de identificação de todos os membros familiares
Além dos documentos obrigatórios do responsável familiar, é necessário fornecer, portanto, os documentos de identificação de todos os membros da família, tais como:
- Certidões de nascimento;
- RG;
- CPF ou qualquer outro documento que comprove a identidade dos familiares devem ser apresentados.
Termo de responsabilidade para famílias unipessoais
Famílias unipessoais, compostas apenas por uma pessoa, também precisam cumprir um requisito adicional. Assim, além dos documentos obrigatórios, elas também devem assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se com a veracidade das informações prestadas no Cadastro Único.
Como se cadastrar no CadÚnico?
Para se cadastrar CadÚnico, é necessário seguir alguns passos simples. Veja como:
- Primeiramente, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e agendar um atendimento;
- No dia agendado, leve todos os documentos necessários, bem como os citados acima;
- Durante o atendimento, é necessário preencher os formulários com informações pessoais e socioeconômicas;
- Após o cadastro, é essencial que você mantenha os dados atualizados sempre que ocorra alguma mudança na família.
O CadÚnico é essencial para acessar programas sociais e benefícios do Governo, e por isso, vale a pena se inscrever! Agora que você já conhece os novos documentos do CadÚnico e sabe como fazer a inscrição, basta seguir as orientações e aproveitar todos os benefícios proporcionados por meio desse cadastro!