O auxílio-doença é um benefício previdenciário que o INSS concede aos trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, estejam temporariamente incapazes de exercer suas atividades laborais habituais.
Para requerer esse auxílio junto ao INSS, é essencial apresentar uma série de documentos que comprovem a necessidade e a existência da condição de saúde.
Dessa forma, reunimos algumas das principais informações para que você saiba quais são os documentos necessários para pedir o auxílio-doença.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são os documentos necessários para pedir o auxílio-doença?
Assim como já mencionado acima, para pedir o auxílio-doença, o requerente deve apresentar uma série de documentos. Isso porque, o INSS se vale desses comprovativos para identificar a necessidade do contribuinte, e assim, conceder o benefício.
Assim sendo, confira abaixo quais são os documentos que não podem faltar ao solicitar o auxílio-doença:
1. Laudo médico detalhado
Primeiramente, um dos documentos mais importantes para solicitar o auxílio-doença é o laudo médico detalhado.
Esse laudo precisa conter informações precisas sobre o diagnóstico, o histórico médico do paciente, os tratamentos realizados, os medicamentos utilizados e a previsão de tempo necessário para a recuperação.
Além disso, é importante que o médico responsável assine e carimbe o laudo com o número do seu registro profissional.
2. Atestados e exames complementares
Ademais, junto com o laudo médico, é fundamental apresentar todos os atestados e exames complementares que comprovem a existência e a gravidade da doença. Isso inclui:
- Resultados de exames de imagem;
- Análises laboratoriais;
- Relatórios de especialistas, entre outros.
Dessa forma, quanto mais completo e atualizado for o conjunto de documentos apresentados, maiores serão as chances de deferimento do benefício.
3. Carteira de trabalho
A carteira de trabalho é um documento obrigatório na solicitação do auxílio-doença.
Além disso, o requerente deve apresentá-la com todas as páginas devidamente preenchidas e atualizadas. É importante destacar que, no caso de trabalhadores autônomos ou pessoas sem carteira assinada, o INSS pode exigir outros documentos que comprovem a atividade laboral. Assim, esses documentos podem ser:
- Notas fiscais;
- Contratos de prestação de serviços;
- Comprovante de Imposto de Renda, entre outros.
4. Comprovantes de contribuições para a previdência
Para ter direito ao auxílio-doença, também é preciso estar em dia com as contribuições para a Previdência. Portanto, é essencial apresentar comprovantes de pagamento das contribuições previdenciárias, como carnês ou guias de recolhimento.
Contudo, caso você esteja desempregado e sem contribuir para a Previdência, ainda é possível solicitar o benefício, mas é importante verificar outras condições específicas em vigor.
5. Documentos pessoais exigidos para concessão do auxílio-doença
Por fim, como em qualquer solicitação de benefício, é necessário apresentar documentos pessoais, como
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e;
- Certidão de nascimento ou casamento.
Além disso, é importante levar cópias e levar os originais para autenticação no momento da entrega. Tenha em mente que o INSS ainda pode solicitar alguns documentos adicionais, dependendo da situação específica de cada requerente.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para pedir o auxílio-doença, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!