A violência está descrita no dicionário como a ação ou efeito de empregar força física ou intimidação moral contra alguém. É comum falarmos das agressões físicas que deixam marcas no corpo, mas também precisamos falar sobre o tipo de violência que deixa marcas na alma, a violência psicológica.
Danos causados pela violência psicológica
Os danos causados pela violência emocional são incontáveis. No primeiro momento, esse tipo de ação gera na vítima uma reação de estresse, afastamento, culpa e intimidação diante do agressor. Com o passar do tempo a vítima pode desenvolver ou ver potencializados distúrbios emocionais preexistentes, como depressão, ansiedade generalizada ou comportamentos como o retraimento social e a baixa autoestima.
Como o agressor age?
O agressor, geralmente, é alguém que está no ciclo social da vítima e que tem como objetivo causar a desestabilização e o sofrimento. Para isso, se utiliza de críticas maldosas, acusações, xingamentos, ofensas, desprezo, ironia, ameaças veladas, silêncio como forma de punição, frases ditas com o propósito de confundir ou diminuir a autoestima, além de diversos outros comportamentos.
Como a vítima fica?
Nesse sentido, a constância e a intensidade dos ataques faz com que, aos poucos, a vítima vá perdendo o equilíbrio e desistindo de atividades que antes lhe causavam prazer. Além da saúde mental, a parte física também pode sofrer consequências da violência psicológica. Problemas alimentares, distúrbios hormonais, abuso de álcool, queda de cabelo (alopécia) e dermatites estão entre os sintomas físicos mais comuns.
Quem pratica violência psicológica geralmente apresenta traços de personalidade narcisista, ou seja, se julga superior a todos os demais. Distúrbios como transtornos de personalidade ou sociopatia podem estar presentes, mas nem sempre estão. Na maioria das vezes, os agressores têm total consciência da violência que estão praticando.
Violência psicológica é crime! O agressor pode (e deve) ser denunciado. Os reflexos deste tipo de atitude certamente permanecem por muito tempo na vida da vítima, mesmo depois que as luzes se apagam e que as câmeras são desligadas.
Gostou de saber dessas informações? Então, deixe o seu comentário.